segunda-feira, 22 de julho de 2013

Mieloma múltiplo é câncer pouco conhecido

Familiares e pacientes portadores de mieloma múltiplo participaram neste domingo (21), em São Bernardo, do 2º Café  & Acolhimento realizado na cidade.

O encontro, que aconteceu pela primeira vez no mês passado, tem como objetivo trocar experiências sobre a doença, que ainda é desconhecida da maioria da população. "No Brasil, o diagnóstico ainda é muito tardio, até por conta de desconhecimento da própria rede médica”, constata o advogado Rogério de Sousa Oliveira, organizador do encontro.

A DOENÇA/
 Mieloma múltiplo é um tipo de câncer de  medula óssea  - tecido esponjoso que preenche o centro da maioria dos ossos - e que afeta os plasmócitos, responsáveis pela produção de anticorpos de defesa do organismo.
   
As células cancerígenas produzem uma proteína anormal,  que pode danificar os órgãos e também levar à redução da produção de anticorpos.
Se não for tratado a tempo, o mieloma pode ocasionar, por exemplo, fraturas nos ossos, que ficam enfraquecidos. 

"Apesar de ser uma doença pouco conhecida, ela é a segunda doença mais frequente na onco-hematologia, sendo quatro vezes mais frequente que a leucemia”, revela a fundadora da  Fundação Internacional do Mieloma na América Latina, Christine Battistini.

A doença atinge principalmente pessoas acima dos 60 anos de idade. Menos de 1% dos casos são registrados em pessoas abaixo de 35 anos.

CAUSA/ A causa do mieloma múltiplo  é desconhecida e não há como prevenir o aparecimento da doença.

Fonte: Bom Dia in www.oncoguia.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário