quarta-feira, 31 de julho de 2013

Crianças com câncer devem ter cuidados especiais no inverno

Com a chegada do frio nas regiões Sudeste e Sul do Brasil nesta última semana, com temperaturas que chegaram a menos de 10ºC no Triângulo Mineiro, a população fica mais propensa a adquirir doenças respiratórias, principalmente crianças. Pessoas em tratamento oncológico, como a quimioterapia, são ainda mais suscetíveis a essas doenças porque o sistema de defesa do organismo fica debilitado, o que dificulta para o paciente combater o processo infeccioso, permitindo que se instale e progrida. Qualquer infecção no paciente com câncer em tratamento pode ser ameaça de vida, alerta a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope).

De acordo com Carla Macedo, oncologista pediátrica, um resfriado comum em crianças e adolescentes pode evoluir para infecções graves, como pneumonias extensas, levando à internação hospitalar. "É de extrema importância conversar com o seu médico sobre a possibilidade de tomar a vacina da gripe, inclusive durante o tratamento, a vacina é gratuita para pacientes imunocomprometidos, como é o caso dos tratados com quimioterapia”, afirma.

Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica dá dicas de como prevenir doenças em épocas de baixas temperaturas e ter uma melhor qualidade de vida. A especialista explica ainda que devem ser evitados ambientes com aglomeração de pessoas, mal ventilados e úmidos, além de contato com pessoas doentes. O que é recomendado para auxiliar na prevenção dessas doenças é higienizar as mãos com frequência, ter uma alimentação saudável, primordialmente utilizar roupas quentes e agasalhar as extremidades do corpo, como mãos, pés e cabeça, esta que fica desprotegida devido à queda de cabelo.

Fonte: JM Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário