segunda-feira, 27 de junho de 2016

Como a atividade física pode ser uma aliada no tratamento do câncer

A ciência já demonstrou, em diversos estudos, que o sedentarismo e a obesidade contribuem para o desenvolvimento de tumores. Embora o mecanismo não esteja totalmente descrito, a combinação dessas duas características é considerada fator de risco para o câncer de mama, de endométrio e de próstata, por exemplo.
Também há pesquisas que demonstraram ser o exercício um elemento chave para prevenir o surgimento de neoplasias. Ainda, outros estudos mostram que a a atividade física melhora a qualidade de vida de pacientes.  Com tantas evidências, só faltava a ciência olhar mais de perto um aspecto: se o exercício pode ter impacto em quem já foi acometido pela doença. É exatamente isso que um extenso estudo da Universidade de Montreal quer entender.
O urologista e oncologista Fred Saad, que é pesquisador do Centro de Pesquisa em Oncologia da Universidade de Montreal, quer entender se a prática de atividade física exerce uma influência direta no câncer de próstata –a ponto de ser tão efetiva quanto o tratamento medicamentoso. 

No consultório, Saad já vê que pacientes com metástase, por exemplo, tendem a ficar sedentários. Segundo ele, também é conhecido que o sedentarismo tende a afetar a progressão do câncer.  

O Dr. Saad irá coordenar um estudo internacional para medir essa relação. Cerca de 60 hospitais no mundo inteiro vão começar a recrutar pacientes nas próximas semanas. Aproximadamente 900 homens com câncer de próstata avançado vão participar do estudo.
Todos os envolvidos vão receber o que de mais avançado há para o tratamento do câncer. E, assim, vão continuar com a terapia convencional medicamentosa. A diferença é que metade deles vai seguir recomendações para a prática de exercícios físicos e a outra será orientada a praticar um outro programa de atividade, com base em treinamento intenso de curta duração.
Para entender os efeitos da atividade, amostras de sangue e de biópsias de músculos serão coletadas dos participantes.

De que maneira os exercícios podem ajudar?

A hipótese por trás do estudo é que a atividade física pode ter um impacto direto no câncer. Segundo especialistas, pacientes com câncer tendem a ter uma série de problemas associados à metástase –como fraturas e dores crônicas e é esperado que o exercício vai fortalecer ossos e músculos.
Link curto: http://brasileiros.com.br/5wPRW
http://brasileiros.com.br/2016/06/como-atividade-fisica-pode-ser-uma-aliada-no-tratamento-cancer/ 
acesso em 27.06.16

Nenhum comentário:

Postar um comentário