sexta-feira, 10 de junho de 2016

DESPESAS COM TRATAMENTO DE CÂNCER PIORA A SAÚDE MENTAL DOS SOBREVIVENTES, DIZ PESQUISA

Sobreviventes de câncer com problemas financeiros trazidos pelas despesas com o tratamento têm uma piora de sua saúde mental e física, inclusive com tendência à depressão, segundo uma pesquisa divulgada no periódico norte-americano Cancer.
A publicação afirma que há mais de 14 milhões de sobreviventes do câncer nos Estados Unidos, e quase um terço enfrenta problemas com dinheiro por causa dos custos do tratamento.
“Observamos que os sobreviventes de câncer com três problemas financeiros ou mais tinham diferenças significativas em sua saúde física e mental, e eram duas ou três vezes mais propensos a ter humor deprimido e seis a oito vezes mais propensos a se preocupar com um retorno do câncer”, explicou à Reuters o autor do estudo, Hrishikesh P. Kale, da Universidade Virginia Commonwealth, em Richmond.
Esse “fardo financeiro” vem do custo alto com o tratamento, especialmente com os remédios especializados, afirma o pesquisador Norman V. Carroll, também da Universidade Virginia Commonwealth. Segundo ele, o paciente pode gastar centenas de dólares por mês com medicamentos.
Jovens, mulheres, integrantes de minorias raciais ou étnicas e pacientes com poucas chances de sobreviver ao câncer apresentaram mais riscos de lidar com um fardo financeiro.
O estudo consistiu de perguntas sobre a situação financeira, como empréstimos, endividamento, pedidos de falência, sacrifícios financeiros e preocupação com o não pagamento das contas hospitalares; e sobre as condições de vida, físicas e mentais. Foram entrevistadas 1.380 pessoas diagnosticadas com câncer.
Quase 8% dos sobreviventes tinha pego dinheiro emprestado, contraído dívidas ou declarado falência. Uma em cada cinco pessoas (20%) se preocupava com as contas dos hospitais, e uma em cada dez não conseguia cobrir os custos do tratamento.
Segundo Kale, 8% dos sobreviventes de câncer não tinham convênio médico durante o tratamento, e esses tinham o dobro de chances de passar por um fardo financeiro. E mesmo entre os pacientes com o seguro-saúde, 29% disseram ter esse fardo associado ao câncer.
Kale diz que seu estudo não analisou se os sobreviventes puderam retornar ao trabalho, mas pesquisadores poderão fazer isso no futuro e estudar qual a produtividade desses pacientes no emprego.
“Sobreviventes do câncer precisam se informar em relação a problemas trazidos pelo câncer, inclusive quanto à cobertura de seus planos de saúde e a organizações que dão assistência financeira”, afirma. “Além disso, programas de cuidados desses sobreviventes de câncer podem identificar os pacientes com grandes fardos financeiros e ajuda-los a lidar com estresse, ansiedade e depressão”, acrescenta.
O pesquisador Scott D. Ramsey, que não fez parte do estudo e é diretor do Instituto Hutchinson, acrescenta que a perda de habilidade para trabalhar, os custos com o transporte para se obter tratamento, e a perda de renda de um dos integrantes do casal por conta de afastamento do trabalho para cuidar do(a) companheiro(a) também podem contribuir para essa piora da saúde mental e física. E se a vítima do câncer perder o emprego e o seguro de saúde durante o tratamento, a situação fica ainda pior, ele diz à Reuters. 

Ramsey diz que sua equipe recomenda a contratação de um consultor financeiro ou de uma assistência para esses assuntos. “Alguns centros de tratamento de câncer estão começando a oferecer esse serviço, mas ainda é raro.”
Reshma Jagsi, da Universidade de Michigan, em Ann Arbor, diz que as descobertas do estudo liderado por Kale são consistentes com outras pesquisadas desenvolvidas nos últimos anos.
Jagsi conduziu um outro estudo, que trouxe informações complementares para o assunto. Segundo ele, apesar de muitos dos sobreviventes poderem voltar a trabalhar, uma minoria substancial de pacientes chega a perder o emprego e não consegue encontrar outra oportunidade de trabalho.
Fonte: http://www.brasilpost.com.br/2016/03/17/despesas-tratamento-cancer-saude-mental_n_9485458.html acesso em 10.06.16 às 08:14 hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário