quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Fiocruz lança Campus Virtual com parceria da UNA-SUS

A Fundação Oswaldo Cruz lançou nessa terça-feira (27) o Campus Virtual Fiocruz (CVF), uma grande rede de conhecimento que integra todas informações sobre ensino e serviços educacionais oferecidos pela instituição. Dessa forma, alunos, professores, profissionais de saúde, parceiros e público em geral podem ter acesso a cursos, recursos educacionais abertos, vídeoaulas e ferramentas que potencializam a comunicação e a interação. O CVF é uma rede de ensino e aprendizagem que facilita a integração das diversas unidades da Fundação, ao mesmo tempo em que fortalece a colaboração com e entre redes parceiras, a exemplo da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), estimulando também novas cooperações institucionais.
Segundo a Vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação, Nísia Trindade Lima, a iniciativa contribui de forma significativa para consolidar e expandir as ações da Fiocruz no campo da educação: “Como principal instituição não universitária de formação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (CT&I), a Fiocruz necessitava de uma plataforma única para disponibilizar toda a sua oferta a serviço da sociedade. O Campus Virtual Fiocruz cumpre este papel. Estamos respondendo ao anseio da nossa comunidade acadêmica por maior articulação, estreitando o relacionamento com nossos parceiros, e ainda gerando e difundindo novos conhecimentos de uma forma mais ampla”.
Para Vinícius de Oliveira, coordenador de Gestão do Conhecimento da Universidade Aberta do SUS, “o Campus Virtual Fiocruz é uma iniciativa muito importante para o desenvolvimento da educação permanente em saúde, agregando diversas iniciativas para educação a distância e acesso a recursos educacionais abertos". "Do ponto de vista do Sistema UNA-SUS, destacamos a integração dos sistemas de cadastro e login de usuários, consolidando o acesso unificado UNA-SUS/Fiocruz, que dará acesso aos serviços do CV/Fiocruz e do Portal UNA-SUS (Plataforma Arouca, Acervo, Webportfolio e cursos da Rede UNA-SUS)", explica Vinícius. "O grande beneficiário é o trabalhador-estudante, que passa a ter acesso a todos esses sistemas e serviços utilizando o mesmo cadastro e senha", afirma.
O Campus foi aberto a toda a sociedade e passará por um período de avaliação da comunidade Fiocruz. A partir desse retorno, serão feitos ajustes e implantados novos recursos e funcionalidades.
Plataformas integradas: acesso ao conhecimento e colaboração em rede
Integração e organização são palavras-chave para os visitantes, que contam com acesso fácil, rápido às informações e serviços na área de ensino, estruturados em três plataformas principais: cursos, recursos educacionais abertos (REA) e vídeoaulas.
No Campus, é possível participar de aulas virtuais e ter acesso aos conteúdos das disciplinas e ementas, assim como a materiais didáticos, bancos de imagens e vídeos, processos seletivos e editais, guias, entre outros. No mesmo ambiente, os usuários podem buscar informações de todas as unidades da Fiocruz e das redes parceiras. A busca foi organizada por filtros, permitindo a pesquisa por nível de ensino, modalidade (presencial, EAD), unidade, localização, programa e área temática.
Comunicação, interatividade e uso de novas tecnologias são destaques do CVF, que conta com áreas de notícias, entrevistas e agenda de eventos, para que os visitantes estejam sempre atualizados. E ainda: fazendo jus à tradição democrática e do diálogo na Fiocruz, estão disponíveis ferramentas para a promoção de debates e encontros, como vídeo e webconferências, palestras online e comunidades virtuais.
Além disso, quem se cadastrar no Campus terá um espaço personalizado para chamar de seu, podendo montar sua lista de estudos e fazer anotações. Também será possível comentar, compartilhar e guardar os conteúdos favoritos. E, claro, falando em informação e comunicação integrada, o Campus conta com perfis nas redes sociais.
Fonte: Agência Fiocruz de Notícias e SE/UNA-SUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário