quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Elevador Lacerda fica rosa durante o mês de outubro


Três monumentos de Salvador ganham iluminação especial em cor de rosa durante o mês de outubro.
Nesta segunda feira (1º), as luzes cênicas foram inauguradas no Elevador Lacerda e no monumento “As meninas do Brasil” (também conhecido como Gordinhas), em Ondina. Já nesta terça-feira (2), será a vez do Cristo, na Barra.
Os pontos turísticos farão parte do movimento mundial “Outubro Rosa”, cujo objetivo é chamar atenção sobre a campanha de prevenção do câncer de mama.
A iluminação especial está sendo implantada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp). Segundo o coordenador de Iluminação Pública do órgão, Raimundo Dias, somente no Elevador Lacerda, foram utilizados 93 projetores para iluminar os 110 metros de altura do monumento. Os pontos turísticos ficarão iluminados a partir das 18h até o dia 31 de outubro.
Desde 2008, a cidade de Salvador aderiu a campanha ao lado de outras cidades brasileiras. Os monumentos do Elevador Lacerda e as Gordinhas já participam desde a primeira edição. Já o Cristo foi escolhido para participar pela primeira vez este ano. “Esses pontos turísticos conseguem chamar atenção e atingir o objetivo da campanha. O Elevador Lacerda, por exemplo, é conhecido no mundo todo”, ressalta o coordenador.
Outubro Rosa
Comemorado em todo mundo, o movimento popular Outubro Rosa teve início nos Estados Unidos quando, a partir do ano de 1997, entidades das cidades americanas de Yuba e Lodi começaram a fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama. O nome faz referência à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
No Brasil, a primeira iniciativa do Outubro Rosa foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), localizado em São Paulo, no dia 2 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário