sábado, 6 de outubro de 2012

EMPRESAS PODEM INVESTIR NO OUTUBRO ROSA


Com laços como adorno de pescoço, fitas no peito, balões e bombons, tudo na cor rosa, funcionárias da Cliniimagem aderiram ao movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa. A iniciativa é direcionada à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce e luta contra o câncer de mama.

No Brasil, cerca de 50 mil mulheres são diagnosticadas com câncer todos os anos. Sendo o segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e responde por 22% dos casos novos a cada ano, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A mamografia ainda é, segundo os especialistas, o melhor método de diagnóstico da doença, por isso a importância das mulheres estarem atentas e fazerem periodicamente o exame.

“É uma ação simples, que todos podem estar engajados e assim conscientizar as pessoas sobre a prevenção”, observa a diretora administrativa da Cliniimagem, Mônica Spillere. Segundo a gestora da Cliniimagem de Forquilhinha, Edivânia da Rosa Tramontim, no interior há ainda muitas mulheres que nunca fizeram sequer um exame de mamografia.

“Por incrível que possa parecer, muitas vezes, por total falta de informação. Muitas delas, senhoras de idade mais avançada, que nem sabiam da existência deste tipo de exame. Por isso a necessidade de difundirmos a informação e conscientizarmos a população. Uma vai passando para a outra”, detalha Edivânia.

Aos 37 anos, Daniela Santana Zaccaron, mãe de duas meninas, fez o exame pela primeira vez no mês passado. “Sei da importância e, por precaução, tomei a iniciativa e pedi para a minha ginecologista”, conta. A mastologista Beatriz Serafim Althoff Rocha aponta informações ainda mais convincentes acerca da importância da mamografia.

"O exame periódico reduz em 30% a mortalidade por câncer de mama. O auto-exame é uma forma das mulheres conhecerem o seu corpo, porém, o mais importante é o exame de mamografia, já que ele detecta lesões não palpáveis. Quando a pessoa chega a sentir o nódulo no auto-exame significa que ele já possui mais de dois centímetros", alerta.

No Brasil 80% dos casos da doença são detectados tardiamente e 20% precocemente, números que se invertem na Europa. Medo, vergonha e dor são apontados como os maiores entraves na busca pela prevenção. A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990. Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi, nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa.

Colaboração: Dani Niero/Assessoria de Imprensa
http://www.engeplus.com.br/0,,51546,Cliniimagem-adere-aOutubrRa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário