domingo, 24 de março de 2013

AUDIÊNCIA DA SAÚDE EM ITABUNA



Audiência pública que discutiu a saúde em Itabuna foi um evento importantíssimo para a cidade. Questões fundamentais foram abordadas. Diversos aspectos de uma mesma situação puderam ser analisados e já se vislumbrou novas alternativas para os gargalos apontados. Foi o momento em que o cidadão comum teve acesso às autoridades sem burocracia ou intermediários. Falta-nos o hábito de participar dessas iniciativas. O Dr. Clodoaldo Anunciação conseguiu reunir os diversos atores do cenário da saúde, trazendo as dificuldades e buscando soluções. Em junho teremos um novo encontro onde poderemos avaliar o que foi feito.
Exiba 2013-03-22 10.29.03.jpg na apresentação de slides
O Grupo Se Toque participou dos dois dias do Encontro e apresentou as dificuldades que o paciente de câncer do SUS - Sistema Único de Saúde encontra em Itabuna. Sueli Dias em sua fala lembrou: 1.primeiramente que estão inseridos nos ODM-Objetivos de Desenvolvimento do Milênio o combate ao câncer de mama e de colo de útero;
2.que as dificuldades do paciente de câncer podem ser desdobradas em períodos: antes do diagnóstico o grande desafio é, conseguir fazer num espaço de tempo razoável, os exames necessários ao fechamento do diagnóstico. É que alguns procedimentos são escassos, as cotas não são suficientes por exemplo, para realizar a ultrasonografia e a retirada de material para biópsia. Sabemos que o tempo de espera agrava a situação: os tumores crescem e podem tornar-se inoperáveis. Com o diagnóstico em mãos, o paciente ainda encontra dificuldades: para fazer o estadiamento da doença o paciente espera muitas vezes mais de trinta dias, por exemplo para realizar uma avaliação cardiológica, um raio X de tórax, etc.
3.Um outro detalhe foi chamado a atenção: para a importância de implantação de uma avaliação dos prestadores de serviço de saúde para coibir uma situação muito comum: o exame é autorizado pelo SUS mas o prestador de serviço fica remarcando o procedimento com o intuito de fazer o paciente desistir, ou mesmo quando o prestador tem um equipamento que apresenta problemas técnicos constantes, não estando em condições de prestar serviços.
4. Foi lembrado ainda a necessidade de revitalizar a unidade CEPRON-Centro de Prevenção em Oncologia, muito importante para o diagnóstico de câncer e que precisa ser melhor aparelhado e ampliado o número de médicos para o atendimento.
5. Salientada ainda a necessidade de criação no município de Itabuna de uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinada à oncologia, considerando que a cidade é pólo  de saúde e recebe pacientes de câncer de todo sul e extremo sul da Bahia.
6. Questionadas as autoridades presentes à audiência sobre medicação para dor do paciente de câncer. Se há previsão em lei para que esses remédios sejam fornecidos gratuitamente ao paciente do SUS. A quem cabe essa responsabilidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário