terça-feira, 12 de março de 2013

Exercício físico é melhor do que atividade intelectual para preservar a memória


Uma pesquisa publicada na versão online da revista Neurology aponta que praticar exercícios físicospode ser mais relevante do que realizar atividades intelectuais quando o assunto é preservar a memóriade idosos. Para chegar à conclusão, especialistas da University of Edinburgh, na Grã-bretanha, acompanharam quase 700 voluntários de 70 anos.
Pesquisas anteriores provaram que o segredo da longevidade é estar sempre ativo, tanto intelectual quanto fisicamente. Entretanto, para avaliar qual dos dois retardava mais a redução dos volumes das massas cinzenta e branca do cérebro, ligadas à memória e à cognição, foram realizadas entrevistas e exames em 691 idosos durante três anos. Os dados recolhidos eram sobre os níveis de atividade física, hobbies, entre outros hábitos.
Os resultados mostraram que as pessoas que praticavam mais atividade física foram os que apresentaram maior volume das massas cinzenta e branca no cérebro. Além disso, esses idosos também estavam mais protegidos contra lesões no órgão. Mais estudos são necessários para quantificar a diferença entre os fisicamente ativos e os intelectualmente ativos.
Com o tempo, é normal que as massas cinzenta e branca diminuam, como efeito natural do envelhecimento. Ainda assim, é possível preservar as habilidades ligadas a essas regiões com bons hábitos, como cultivar uma dieta equilibrada
http://www.minhavida.com.br/fitness/materias/15724-exercicio-fisico-e-melhor-do-que-atividade-intelectual-para-preservar-a-memoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário