quarta-feira, 23 de março de 2016

10 razões do porquê o açúcar faz mal a sua saúde:

1. Açúcar não contém nutrientes essenciais e faz mal para os dentes.

Você já deve ter ouvido isso do seu dentista, da sua mãe e do seu pai…. Açúcares (não esqueça dos sinônimos: sacarose, xarope de milho rico em frutose, etc..) contém um monte de calorias com NENHUM nutriente essencial.
Por essa razão eles(os açúcares) são chamados de calorias “vazias”. Não há proteínas, gorduras essenciais, vitaminas ou minerais no açúcar, apenas pura energia.
Agora voltando ao dentes, porque nossos pais e dentistas nos falavam que açúcar faz mal aos dentes? Simples, ele fornece energia de fácil digestão para as más bactérias na boca. Causando as cáries. (1)

2. Açúcar contém muita frutose, que pode sobrecarregar seu fígado:

Para saber por que o açúcar é um vilão precisamos entender o que ocorre com o açúcar ao ser ingerido.
Antes dele entrar na corrente sanguínea, ele é dividido em dois açúcares simples: glicose e frutose.
A glicose é encontrada em todas as células vivas. Nossos corpos produzem a glicose.
A frutose é diferente. Ela não é produzida pelo nosso organismo em qualquer quantidade e não há necessidade fisiológica para isso.
No caso da frutose, ela só pode ser metabolizada pelo fígado em quantidades significantes. Por exemplo, podemos comer frutas após uma sessão de exercícios físicos, pois neste caso a frutose vai ser transformada em glicogênio e armazenado no fígado até precisarmos. (2)
No entanto, se o seu fígado está cheio de glicogênio, comer um monte de frutose irá sobrecarregá-lo, obrigando-o a transformar a frutose em gordura. O que não é nada bom. (3)
Já comentamos sobre a frutose e como ela pode engordar em: Comer frutas engorda?
Ao comer várias vezes grandes quantidades de açúcar, esse processo pode levar à esteatose hepática, também conhecido como fígado gorduroso, e outros tipos de problemas graves. Neste caso, mais uma vez o equilíbrio é tudo. Não precisa se preocupar se come frutose as vezes(principalmente após um treino), contando que não seja o tempo todo.
Devo deixar claro também que pessoas que praticam atividades físicas e que sejam bastante ativas fisicamente toleram mais açúcar do que as pessoas que são sedentárias e comem muito carboidrato.

3. Sobrecarregar o fígado com frutose pode causar esteatose hepática

Quando a frutose se transforma em gordura no fígado, ela é enviada para fora na forma de partículas de colesterol VLDL. No entanto, nem toda a gordura sai do fígado, uma parte dela alojar-se no órgão.
Isso pode levar a esteatose hepática, ou doença do fígado gorduroso, um problema crescente nos países ocidentais que está fortemente associada com doenças metabólicas. (4)
Alguns estudos mostram que pessoas com este tipo de problema consomem de 2 a 3 vezes mais de frutose do que a média das pessoas (56).
Em Resumo: O excesso de frutose é transformado em gordura, que pode alojar-se no fígado e causar esteatose hepática

4. O açúcar pode provocar resistência à insulina.

A insulina é uma hormônio muito importante no nosso corpo, já falamos muitas vezes dela aqui no blog.
Ela permite que a glicose (açúcar no sangue) entre nas células do sangue e diz que para as células queimarem a glicose no lugar de queimar gordura.
O excesso de glicose no sangue é altamente tóxico e é uma das causas da Diabetes.
Uma característica da disfunção metabólica que é causada pela dieta moderna ocidental, é que a insulina deixa de funcionar como deveria. As células tornam-se resistentes a insulina.
Isto é conhecido como resistência à insulina, que acredita-se ser um controlador principal de muitas doenças, incluindo a síndrome metabólica, obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes tipo II. (7)
Muitos estudos indicam que o consumo de açúcar está associado com a resistência à insulina, especialmente quando ele é consumido em grandes quantidades. (89)
Ou seja, quando as pessoas comem muito açúcar, podem desenvolver resistência ao hormônio insulina, que pode contribuir para muitas doenças.

5. A resistência à insulina pode evoluir para diabetes tipo II

Quando nossas células se tornam resistentes aos efeitos da insulina, as células do pâncreas produzem ainda mais insulina para compensar.
Isso é fundamental, porque o açúcar elevado no sangue pode causar muitos danos graves para a saúde.
Como a resistência à insulina tende a piorar com o tempo, o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente para manter os níveis de açúcar baixos no sangue.
Neste caso, os níveis de açúcar no sangue sobem rapidamente e BOOOMMMM!!!! Surge um diagnóstico de diabetes tipo II.

6. O açúcar pode causar câncer.

O câncer é uma das principais causas de morte em todo o mundo e é caracterizado por um crescimento descontrolado das células e a multiplicação das mesmas.
A insulina é um dos hormônios chaves na regulação deste tipo de crescimento. Por esta razão, muitos cientistas acreditam que ter níveis de insulina constantemente elevados (uma consequência do consumo de açúcar) podem contribuir para o câncer. (10)
Além de haver vários estudos que mostram que as pessoas que comem muito açúcar têm uma chance maior de contrair câncer. (111213)

7. O açúcar pode aumentar a ingestão de calorias

Nem todas as calorias são iguais (14). Diferentes alimentos podem ter efeitos diferentes em nosso cérebro e os hormônios que controlam a ingestão destes alimentos. Estudos mostram que a frutose não têm o mesmo tipo de efeito sobre a saciedade, como a glicose.
Em um estudo, um grupo de pessoas beberam uma bebida adoçada com frutose e o outro grupo uma bebida adoçada com glicose.
O grupo que ingeriu a bebida com frutose sentiu fome mais rapidamente do que o outro grupo.
Neste caso pode-se concluir que se consumirmos muito açúcar proveniente da frutose não nos sentiremos saciados por muito tempo e a ingestão de calorias será maior por consequência. (15)

8. O açúcar vicia.

É comum ouvirmos pessoas dizerem que são chocólatras, ou então que não vivem sem açúcar. A triste realidade é que quanto mais comemos açúcar mais viciados ficamos.

Por que isso ocorre?

O açúcar provoca a liberação de dopamina no centro de recompensa do cérebro. A dopamina é uma substância química liberada pelo cérebro que desempenha uma série de funções, incluindo prazer, recompensa, movimento, memória e atenção. (16)
Ou seja quando ingerimos o açúcar passamos por uma sensação de prazer imediato. E isso pode ser viciante.

9. O açúcar é um dos principais colaboradores para a obesidade em crianças e adultos

O açúcar como visto, leva não nos mantém saciados e pode ser viciante. Fazendo com que o consumo calórico aumente drasticamente.
Não é de se assustar que as pessoas que consomem mais açúcar são de longe, os mais propensos a ter sobrepeso.
A relação entre o consumo de açúcar e a obesidade é muito relevante. Com a diversidade de alimentos que temos hoje em dia, e a correria onde nos encontramos é normal as pessoas fazerem escolhas erradas de alimentação, que muitas vezes afetam toda uma família. (17)
A primeira coisa a se cortar numa dieta é o açúcar, todos sabem disso. Então é claro que ele só pode fazer mal.

10. Não é a gordura, é o AÇÚCAR que eleva o colesterol

Por muito tempo as pessoas culpavam a gordura saturada como a responsável por doenças cardíacas.
No entanto novos estudos estão mostrando que a gordura saturada é inofensiva.
O açúcar pode ser um dos principais responsáveis pelas doenças cardíaca devido aos efeitos nocivos da frutose sobre o metabolismo. (18)
Estudos mostram que grandes quantidades de frutose pode aumentar o triglicérides, LDL, elevar a glicose no sangue e os níveis de insulina e aumentar a gordura abdominal. (19)
Estes são os principais fatores de risco para doenças cardíacas.
O equilíbrio é tudo. Se soubermos balancear nossa alimentação e usar o açúcar de forma BEM MODERADA, a nossa qualidade de vida e saúde só tendem a melhorar.
Não seja um viciado em açúcar, seja viciado na sua saúde, em esportes, no fazer o bem. As suas chances de sucesso com certeza serão maiores e melhores.
Fonte: http://docedieta.com/saude/acucar-faz-mal-a-saude/

Nenhum comentário:

Postar um comentário