quarta-feira, 23 de março de 2016

O que acontece com nosso corpo quando comemos açúcar?

Quando comemos açúcar, nosso corpo tem duas opções sobre como lidar com ele:
  1. Queimar transformando em energia. ÓTIMO!
  2. Converter a gordura e armazená-la em suas células de gordura. PÉSSIMO!
Dependendo de vários fatores como por exemplo a nossa predisposição genética, nosso corpo pode estar mais predisposto a processar o açúcar como energia, ou pode ser mais predisposto a armazená-lo como gordura.
Depois que ingerimos uma certa quantidade de açúcar, nosso pâncreas detecta esta elevação no sangue e libera um hormônio chamado insulina para lidar com o excesso de açúcar.
A insulina ajuda a regular esse nível de açúcar no nosso sangue, quanto mais açúcar na corrente sanguínea, mais insulina é liberada. A Insulina ajuda a armazenar toda esta glucose no fígado, nos músculos como glicogênio e nas células de gordura.
Acontece que muitas vezes o nosso corpo se esforça para obter esse equilíbrio certo de açúcar na corrente sanguínea, (quando ingerimos muito açúcar em pouco tempo). Muita insulina é liberada, o que acaba resultando em uma queda de açúcar no sangue abaixo dos níveis normais.
É nesta hora que temos uma rápida hipoglicemia e o nosso corpo responde, PEDINDO MAIS AÇÚCAR!
É neste momento que começa o ciclo-vicioso do açúcar.
A parte triste desta história, é que quanto mais frequentemente esse processo ocorrer no nosso corpo, (quando mais açúcar você consome), mais grave o pico de açúcar no sangue será, e mais insulina é necessária.
Nosso corpo começa a criar uma resistência a insulina, fazendo com que nosso corpo precise cada vez despejar mais insulina para conseguir limpar uma mesma quantidade de açúcar. Quando isto acontece estamos resistentes à insulina, e correndo sérios riscos de desenvolver a Diabetes do tipo II.
Comer menos açúcar é apenas o início para o sucesso. Isto porque nosso corpo processa certos tipos de carboidratos de forma muito semelhante ao açúcar.
O índice glicêmico é o cálculo da rapidez com que um determinado tipo de alimento aumenta o seu nível de açúcar no sangue, em uma escala de 1-100 (sendo 100 o valor da glicose). Pesquisadores de Harvard descobriram que alguns alimentos como o pão branco, batatas fritas e outros carboidratos simples têm efeitos quase idênticos à glicose no nosso sangue.
Geralmente, quanto mais refinado ou industrializada uma comida for, mais provável é que vai se converter rapidamente em açúcar no nosso corpo.
Aqui entra um grande debate.. o Açúcar das Frutas! Primeiramente, o consumo de frutas pode ser benéfico, mesmo contendo açúcar.
Quando você come frutas, você não está apenas consumindo frutose, mas também está consumindo fibras e muitas vitaminas e minerais. OK, a fruta pode ter um efeito sobre o açúcar no sangue, que é o açúcar. Mas geralmente as frutas causarão um menor pico de açúcar no sangue comparado com o açúcar de mesa que não contém nada de nutrientes.
Além disso isso: As fibras são uma parte importante de uma dieta equilibrada, e frutas podem conter muito disso!
Entendemos acima que a fruta pode ser saudável se consumida corretamente.
Infelizmente, sucos de frutas não funcionam assim. Isto porque quando você bebe sucos de frutas como o suco de laranja, suco de maçã, etc.. o suco é espremido, dando-lhe todo o suco, mas muito pouco da fibra ou nutrientes que ficam para trás no processo.
Por esta razão, muitos sucos de frutas provavelmente podem ser chamados de “água com açúcar”.

Fonte: http://docedieta.com/saude/acucar-faz-mal-a-saude/

Nenhum comentário:

Postar um comentário