domingo, 27 de março de 2016

A CORAGEM DE ENFRENTAR UM TRATAMENTO E A FÉ EM ACREDITAR NA CURA

Diante de um diagnóstico de câncer são muitas as posturas e atitudes dos pacientes,
Alguns enfrentam com mais leveza, outros mais gravemente. O medo é um sentimento que sempre aparece. Mas em algumas pessoas esse medo toma proporções tão grandes que trazem inúmeras consequências: realçam ou até aumentam os efeitos colaterais do tratamento; dificultam a tomada de decisão de todo tipo; modificam o comportamento do paciente com seus semelhantes, etc.
Sabemos também que a auto estima ficará prejudicada.
Então surge a pergunta?
Como perceber essa situação? Como reagir?
Talvez o primeiro passo seja identificar e aceitar esse medo para, em seguida, buscar formas de vencê-lo.
Para se fortalecer o paciente precisa de muita coisa: o apoio da família, dos amigos; fé através da religião de maior afinidade; se possível uma ajuda profissional de um psicólogo; a vivência em um grupo de apoio.
A troca de experiência com outros pacientes pode levar o paciente a perceber que não só ele está passando por dificuldades e poderá vislumbrar que existem saídas.
Ter esperanças, acreditar numa possibilidade fica mais fácil para quem tem fé!
É um caminho que pode ser trilhado por qualquer um mas, requer esforço, coragem. Esforço que passa pela disciplina em vigiar e contrapor os pensamentos negativos, vitimizantes, repetitivos, desanimadores. Resgatar sensações, pensamentos e sentimentos que harmonizem o corpo e a mente.
Música, meditação, oração, podem ajudar!

Sueli Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário