sábado, 30 de abril de 2016

ALIMENTAÇÃO DO PACIENTE DE CÂNCER DURANTE A QUIMIOTERAPIA

O paciente deveria se preparar antes de iniciar seu tratamento. Corrigir os maus hábitos alimentares existentes ajudaria bastante durante a fase seguinte. Mas, como nem sempre é possível essa preparação, tão logo iniciada a quimioterapia, a pessoa e seus familiares devem cercar-se de cuidados e adotar medidas que possibilitem passar esse período da melhor forma possível.
Sabemos que a medicação pode mexer com o apetite ou o paladar, o que pode levar a perda de peso,
e a debilitação.
Assim, tudo que for possível fazer para minorar os efeitos nocivos deve-se buscar realizar.
Dentre outras medidas, sempre que possível deve haver alguém para cozinhar para o paciente. O cheiro dos alimentos em preparação pode provocar enjoos e até levar a vômitos.
Nos serviços de quimioterapia onde houver nutricionista para orientar a alimentação nesse período, essa entrevista, avaliação e orientação deve, preferencialmente, ser feita para o paciente e acompanhante. Muitas vezes o paciente não se encontra em condições de compreender adequadamente as orientações nutricionais. O estado emocional mais fragilizado nesse período pode levar o enfermo a não ter a adequada compreensão da importância de uma alimentação bem cuidada, em pequenos intervalos, com atenção redobrada à higiene.
Nessa fase a atuação dos familiares e amigos é fundamental!

Nenhum comentário:

Postar um comentário