sexta-feira, 8 de abril de 2016

CONTRA O CÂNCER MAIS QUALIDADE DE VIDA

O câncer é uma doença silenciosa, além de ser democrático, pois não escolhe a raça, idade, condição social, sexo ou nacionalidade do indivíduo. Todos os seres humanos estão vulneráveis a essa enfermidade. Câncer é um crescimento anormal e fora de controle das células e, embora existam muitos tipos de câncer, todos começam devido a este aumento descontrolado das células do corpo, tecnicamente chamado de carcinogênese.

Os tipos de câncer podem ser classificados como carcinoma, que começa na pele ou nos tecidos que revestem ou cobrem os órgãos internos; sarcoma, que se inicia no osso, gordura, cartilagem, músculo, vasos sanguíneos ou outro tecido conjuntivo; leucemia, que começa no tecido produtor de sangue, como a medula óssea; linfoma e mieloma, cânceres que surgem nas células do sistema imunológico; e cânceres do sistema nervoso central, que aparecem nos tecidos do cérebro e da medula espinhal.

Metade do total de homens e um terço do total de mulheres no mundo irão desenvolver câncer em algum momento de suas vidas. Os números podem ser assustadores, mas muito tem se avançado no combate à doença e na sua descoberta precoce. Os exames de rastreamento, que podem ser realizados para a descoberta de alguns tipos de câncer, como o de próstata e o de mama, por exemplo, são importantíssimos para aumentar as perspectiva de cura, pois, dependendo do estágio em que se encontra a doença, aumentam ou diminuem as chances de combate efetivo e qualidade de vida do paciente.

Há diversos sintomas que podem nos deixar atentos ao aparecimento do câncer, como crescimento anormal de uma parte do corpo, perda de peso ou sangramento inesperado na urina ou nas fezes, mas, como foi relatado no começo deste artigo, o câncer é silencioso, e é necessário realizarmos check-ups regulamente. Infelizmente, os brasileiros não têm muito costume de fazer, periodicamente, visitas médicas e exames de rotina, o que é um equívoco, pois esta prática pode detectar não só o câncer, mas outras doenças graves em estágio inicial e salvar vidas. Para dar um exemplo, graças aos exames preventivos, nos últimos 10 anos houve uma queda de 30% nas mortes por câncer de mama. Nos homens, cerca de 70% a 90% dos tumores malignos de próstata podem ser curados quando detectados precocemente.

O câncer é problema mundial, mas temos, no nosso dia a dia, algumas formas de evitar que o câncer nos chegue como uma sentença de morte. Muitas pesquisas já comprovaram que a qualidade e o estilo de vida são fundamentais. Cerca de um terço das mortes por câncer está ligado aos maus hábitos, como consumo de tabaco, álcool em excesso, alimentação gordurosa e sedentarismo. É necessário que tenhamos consciência e possamos mudar alguns hábitos diários que, no futuro, farão grande diferença na nossa saúde.

Reginaldo Ferreira da Costa
reginaldo.costa@icc.org.br  
Oncologista clínico do Instituto do Câncer do Ceará (ICC) e superintendente clínico do Hospital Haroldo Juaçaba (HHJ)
http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2016/04/02/noticiasjornalopiniao,3597274/contra-o-cancer-mais-qualidade-de-vida.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário