segunda-feira, 4 de abril de 2016

VACINA CONTRA A GRIPE PARA PACIENTES DE CÂNCER


No dia 20 de março de 2016 tivemos o início do outono no Hemisfério Sul. É esperado que com as quedas de temperatura típicas dessa época do ano, que se intensificarão no inverno, cresça o número de casos de gripe e de outras infecções do trato respiratório.
A Influenza, também conhecida como gripe, é uma doença de fácil transmissão, causada por 3 diferentes vírus: A, B e C. Os vírus influenza A e B são os responsáveis pelas epidemias sazonais são os responsáveis pelo aumento do número de casos em determinados meses do ano. O tão conhecido e temido H1N1 é um subtipo do vírus influenza A.
Os sintomas da gripe normalmente se iniciam de forma repentina, com febre alta, tremores e calafrios, dor no corpo, perda de apetite, tosse seca, dor de garganta e secreção nasal (coriza). Na maior parte da população a evolução da doença é favorável, com resolução do quadro em torno de 7 dias.
Sabe-se que o paciente com câncer recebendo quimioterapia possui maior risco de contrair a Influenza e de apresentar infecções bacterianas associadas, além de evoluir com quadros graves. A infecção pela Influenza pode comprometer também a resposta final ao tratamento quando há atrasos nas sessões de quimioterapia.
A vacina possui importante papel na prevenção de novos casos de gripe. Vários estudos em todo o mundo testaram o uso da vacina contra o vírus influenza em pacientes portadores de câncer. Foram incluídos nesses estudos pacientes com diferentes tipos de tumor, pacientes em tratamento com quimioterapia e na fase de seguimento.
A conclusão desses estudos foi que pacientes portadores de câncer se beneficiaram da vacinação contra o vírus influenza sazonal e, por se tratar de uma vacina inativada (na formulação o vírus está morto), é segura e com poucos efeitos colaterais. A vacinação anual contra o vírus influenza sazonal em pacientes portadores de câncer faz parte do protocolo da Sociedade Brasileira de Imunizações.
Na rede pública a vacina é destinada a grupos prioritários como idosos, gestantes, crianças de 6 meses a 5 anos, profissionais da saúde, povos indígenas e pacientes portadores de doenças crônicas e doenças que comprometam a imunidade. A vacina é modificada todos os anos para criar proteção contra os principais vírus que circulam no ambiente, incluindo o H1N1.
A campanha nacional em 2016 acontecerá no período de 30 de Abril a 20 de Maio. É necessário, entretanto, que todo paciente portador de câncer consulte antes seu Oncologista para uma avaliação e definição do melhor momento para receber a vacina.
Referências:
http:/jco.ascopubs.org/content/28/14/2481.abstract?

Nenhum comentário:

Postar um comentário