sexta-feira, 8 de abril de 2016

Prevenção é foco do combate ao câncer

O número de casos de câncer cresce a cada ano. Em 2015, de acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer) mais de 500 mil novos casos foram registrados somente no Brasil. Segundo o oncologista Gustavo Assumpção Teixeira, que atende no Hospital do Câncer de Franca, o envelhecimento da população e a evolução do diagnóstico foram responsáveis pelo aumento.
 
“Hoje a população vive mais e os exames, assim como os tratamentos, evoluíram consideravelmente o que provoca esse sentimento de crescimento no número de casos”, disse Teixeira.
 
De acordo com o oncologista, o Dia Mundial do Combate ao Câncer é importante para lembrar os cuidados de prevenção contra a doença. 
 
“Manter uma alimentação saudável protege contra o câncer. Frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões são os principais alimentos protetores e, comendo esses alimentos diariamente, o desenvolvimento de câncer pode ser evitado”.
 
Não fumar nem beber bebidas alcoólicas, manter o peso corporal adequado e praticar atividades físicas, por pelo menos meia hora todos os dias, além de evitar a exposição ao sol, também são formas eficientes de prevenir a doença. Outro ponto importante, ressaltado pelo profissional, é a realização periódica de exames preventivos, já que, em muitos casos, não há sinais aparentes da doença enquanto ela ainda está no início. No caso das mulheres mamografia e papanicolau e, para os homens, o exame de próstata.
 
Os cânceres de próstata, mama, pulmão, estômago e pele estão entre os mais comuns na cidade. 

Fonte: http://gcn.net.br/noticias/317098/franca/2016/04/prevencao-e-foco-do-combate-ao-cancer

Nenhum comentário:

Postar um comentário