sexta-feira, 20 de maio de 2016

CANSAÇO DURANTE O TRATAMENTO DE CÃNCER, o que posso fazer?

Em diversas fases do tratamento sentimos cansaço.
Durante a quimioterapia geralmente o coquetel de medicamentos produz esse efeito colateral.
É aquela fase em que se busca a melhor alimentação possível para evitar a piora.
Na fase da radioterapia também pode surgir essa fadiga.
Assim, para quem tiver condições é ideal manter alguma atividade física; seja uma caminhada, exercícios de ioga, ou outra em que tenhamos afinidade.
Há ainda a questão emocional, uma vez que o estresse do próprio tratamento, a rotina das idas e vindas a consultórios, clínicas e hospitais podem proporcionar momentos de pouca motivação.
Nessa situação é fundamental o apoio da família e de amigos, além da força de vontade de nós pacientes, para evitar até uma depressão. Nesse contexto, se for possível, um suporte emocional pode ser muito bom. Um acompanhamento com psicólogo, a frequencia a um grupo de apoio, podem reforçar a estima e a motivação do paciente. Lembro também que, encontrar atividades prazeirosas para realizar, pelo menos uma vez ao dia é fundamental. A solidão, a rotina, podem debilitar o emocional e por consequencia o físico também.
Não podemos esquecer ainda a importância da fé. Ela faz toda a diferença nos momentos em que nos encontramos fragilizados. Então amigos vamos ficar alerta!


Sueli Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário