quarta-feira, 1 de agosto de 2018

A ALIMENTAÇÃO PODE AJUDAR NA QUIMIOTERAPIA

Nutrição e a Ciência dos Alimentos na Quimioterapia

O principal aqui é que valorizemos os alimentos, uma vez que além da propriedade terapêutica que ele apresente, ele vai muito além de uma característica. O mesmo alimento que auxilia no enjoo, também tem nutrientes para melhorar a imunidade, desintoxicar o fígado e ainda, o essencial:  É comida! Tem sabor significados envolvidos, culturais, sociais, emocionais… O alimento sempre é benefício ilimitado quando usado de forma adequada.
Como vimos na tabela anterior os sintomas e efeitos colaterais do tratamento, vamos as estratégias nutricionais para  os mais comuns deles:

Náuseas

Gengibre ( pedaços para mascar)  ou Chá gelado de gengibre
Cubos de gelo de suco de limão
Suco de acerola bem gelado
Purê de batata sem leite
Cenoura ralada crua
Evite ficar perto da preparação da comida, para que o cheiro não provoque enjoo.
Evite alimentos condimentados e com odores fortes
Evite sopas e preparações líquidas e quentes
Prefira tudo que for seco e gelado

 

Vômitos

Tomar água bem gelada de “golinhos”, não tome tudo de uma vez
Evite preparações líquidas para “não voltar” mais rápido e provocar mais vômitos
Evite óleos e gorduras para não dificultar a digestão
Prefira frutas digestivas : abacaxi doce, mamão
Mascar hortelã ou chá gelado
Chás digestivos: camomila e erva doce, pode fazer cubo de gelos com eles para aliviar o enjoo e os vômitos
Evite saladas cruas , casca de frutas e  alimentos de difícil digestão como carnes inteiras. Use sempre carne moída, frango desfiado, tudo o mais cozido possível para que o “calor já digira o alimento” e não force o estomago.
Verificar com seu nutricionista sobre dosagem de vitamina b6 50mg em veículo sublingual


Queda de Cabelo

Pode ocorrer por deficiência de nutrientes e desequilíbrio hormonal, principalmente da testosterona ( desequilíbrio fica acentuado no tratamento quimioterápico)
Consumir mais alimentos ricos em:
vitamina A: cenoura, mamão, manga, pimentão organico
vitamina do complexo B : cereais integrais, aveia, gema do ovo, castanhas
Suplementar via sublingual e não comprimido por conta da abdorção no intestino: vitamina D (2000UI) e Vitamina B12 350mcg no mínimo mas é essencial que você veja com seu nutricionista a dose ideal para você
Outro nutriente importante é o zinco que é depletado durante a quimioterapia, por isso aumente o consumo de carnes sem hormônios e antibióticos,  cacau, kefir, castanha de caju, grão de bico, espinafre
Verificar o consumo de proteína: Seja ela vegetal ou animal ( família do feijão: lentilha, ervilha, grão de bico) carnes, frango sem hormônios, peixes de preferencia frescos)
Veja a quantidade ideal para você com seu nutricionista, mas para casos de quimioterapia no câncer de mama o ideal é de 1.6 g de Proteina por kilo de peso do paciente
Castanha do Pará pelo menos 2 unidades por dia antes de dormir
Mucosite
Evitar alimentos ácidos :  frutas ácidas, café, leite e derivados, açúcar refinado
Evitar alimentos gordurosos: frituras, óleos, esfirra, coxinha, empadinha, bolos com recheios, bolachas recheadas
Hidrate-se . Mesmo que haja dificuldade de deglutir mas tente aos pouquinhos. É extremamente importante. O mecanismo de dor do corpo aumenta quando estamos desidratados.
Prefira alimentos/ preparações  frias, já que a inflamação na boca/garganta irá ficar mais sensível com calor
Atenção para alimentos crocantes pois os pedacinhos podem irritar e cortar a mucosa que já está super sensível
Tomar 3x ao dia suco de aloevera  puro, 2 colheres de sopa. Verifique a procedência dele. De preferencia orgânico (Sugestão de Marcas: Biovea, Aloe, Forever)

Queda da Imunidade

A imunidade tem um segredo: intestino! Vamos falar muito sobre ele nos próximo posts.
Além da absorção dos nutrientes estarem falhas, pelo processo de regeneração do tecido do intestino que é afetado pela quimioterapia, o intestino é responsável pelas células do sistema imune. Por isso veja com seu nutricionista se precisa de suplementação dos nutrientes e quais deles podem vir via alimento, de preferencia sempre, a comida!
Normalmente a falta de vitamina A, E , selênio, Zinco e Proteína são os responsáveis pela falta de imunidade.
Para melhorar a função do intestino precisamos muito mais que apenas fibras como aveia, linhaça, chia, sementes, frutas, verduras. Precisamos das bactérias do bem, os famosos probióticos que podem vir naturalmente de kefir, iogurtes de alta qualidade, probióticos de conserva de repolho/ batata.
Outra forma é manipulação em farmácia de extrema confiança, pelo menos 5 bilhões de bactérias de preferencia em sachês e diluídos no chá de erva doce. Probiótico possui uma difícil capacidade de “morar” no nosso intestino, por isso devemos sempre consumir a noite como o ultimo item/alimento que o intestino vai receber, assim durante o sono é possível do probiótico fazer seu trabalho e se fixar de forma mais fácil.

Perda de Peso
O câncer é uma doença que acelera muito o metabolismo e com isso consome muita energia do corpo. Além disso há uma perda de apetite por conta da quimioterapia, dessa forma a perda de peso é acelerada. Coma de pouquinho e de forma espaçada para não concentrar grandes volumes, sentindo -se mais leve, dando tempo para a sua digestão.
Aumenta a densidade calórica, ou seja,  pode comer uma porção pequena, mas que ela tenha quantidade calórica suficiente para o seu dia e suas necessidades, por isso procure sue nutricionista
Alguns exemplos:
  • Se você consumir um purê de batata, que tenha além da batata, leite (pode ser vegetal), azeite extra virgem, queijo de boa qualidade, lascas de amêndoas…
  • Se temos uma banana, consumir a banana picada com leite em pó (pode ser leite de coco em pó/ coco ralado) + aveia + mel + nozes + óleo de coco

Dor de Cabeça ( normalmente por intoxicação do fígado)

Cada câncer tem um mecanismo no nosso corpo completamente diferente.  E peço para que vocês não tomem suplementos ou chás diferentes dos que foram indicados pelo seu nutricionista/médico, pois pode implicar em malefícios para o seu tratamento.
Especificamente no câncer de mama, podemos usar para os casos de dor de cabeça o chá de boldo associado com frutas vermelhas e hortelã.
Ferva o boldo por 2 minutos, adicione  1 colher de sopa de frutas vermelhas secas ou 1/3 xic  de fruta vermelha in natura. Se for usar sachê de frutas, use ao menos 2 sachês. Abafe por mais 8 minutos.
Adicione mais alimentos fontes de vitamina B6, B3, Magnésio e Potássio na mesma refeição:
Escolha pelo menos 1 : Magnésio: Aveia, banana, Uva, Gergelim, beterraba, batata, peixes, couve, espinafre
Escolha mais 1 desse grupo: Vitamina B6: Salmão, banana, ervilha, truta, avelã, nozes, ameixa, camarão, abacate, suco de tomate
Complemente  com algúem do grupo da B3: folhas verde escuras (espinafre, couve, agrião, rúcula), carnes sem antibiótico, frango sem hormônio, amendoim
E finalize com a família do Potássio: leite e derivados de alta qualidade, abacate, água de coco,  laranja, folha de beterraba, semente de girassol, banana, melancia, melão, mamão.

Fonte: http://nutrisecrets.com.br/nutricao-terapeutica-veja-como-a-alimentacao-pode-contribuir-na-quimioteesso em 01.08.18 às 17:08hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário