sábado, 4 de agosto de 2018

Libertando-se de culpas, mágoas e ressentimentos, exercício do perdão e autoperdão

Escrito por Tania Rainha

A vida nem sempre é justa; muitas pessoas podem ser cruéis, a dor pode se tornar muitas vezes insuportável e injustiças são muito comuns.  Precisamos escolher o caminho do perdão se quisermos ter uma vida de paz, harmonia e felicidade com o nosso próximo e, na maioria das vezes, nosso próximo está em nossa própria família.
O melhor perdão é aquele que vem de dentro de si. Perdoar a si mesmo.
Antes de perdoar o outro, do que quer que o outro tenha nos feito, nos magoado, nos ofendido, podemos nos perdoar de todos os sentimentos que sentimos em relação ao outro, porque temos a consciência da evolução.
Para que você entenda melhor, vamos te dar uma simbologia de uma situação, você está passando por uma rua e, de repente, do nada, vem uma pessoa e joga um monte de lixo em cima de você. Isso é o drama de controle dela, é a consciência dela, é a própria raiva sendo emanada e ela pode não estar ciente do que fez e não entender nada, mas você pode entender e escolher dois caminhos a seguir.
Você pode ficar alimentando esse lixo que o outro jogou em cima de você , passar anos e continuar alimentando e se questionando: “Por quê?”, “Por que ela fez?”, “Por que isso aconteceu comigo?”.
Ou você pensa: “Jogou e já passou. Vou me lavar e vou me perdoar por ter sentido tanta raiva, tanta amargura, tanto ódio dessa pessoa que jogou o lixo em mim”.
E muitas vezes nos magoamos nos relacionamentos, por não receber do outro o afeto, o reconhecimento, a valorização que tanto esperamos.
Também temos dois caminhos a seguir, podemos alimentar esses sentimentos de menos, de falta, nos questionando por que o outro não é assim, por que ele fez ou não fez isso, ele deveria ser assim… Muitas vezes você até fala isso para o outro, só que o outro não vai mudar, porque é a consciência dele.
Mas você pode mudar e, a partir de hoje, não ficar alimentando esse medo, essas deficiências nos relacionamentos. Você precisa se perdoar, porque é você que está carregando tudo isso.
E você tem a escolha e a oportunidade de se limpar e se perdoar.
O perdão não é apenas uma escolha. Sentir vontade de perdoar é louvável, mas muitas vezes seu coração está com raiva, com mágoa, com desejo de vingança, sem entender o porque o outro fez o que fez. Mas, se você perceber que o outro fez o que fez por não ter consciência, será capaz de compreender e perdoar.
Quando Pedro pergunta a Jesus: “Senhor, quantas vezes devo perdoar o meu irmão se ele pecar contra mim? Até sete vezes?” Jesus corrige Pedro e surpreende a todos quando responde: “Setenta vezes sete”.
Por isso, acreditamos que a melhor e mais elevada maneira de perdoar é perdoar a si mesmo, de tudo que o outro fez. Perdoe a si mesmo de tudo que você está sentindo de mágoa, ressentimento, raiva, rancor.
Entenda que o outro não vai mudar, não vai mudar no tempo e da maneira que você quer, ele pode até mudar ou não mudar, isso vai depender dele.
Cada vez que determina que o outro tem que ser do jeito que você quer, está colocando uma expectativa, um julgamento. E já está tudo errado!
Você tem que ter consciência disso, e aí sim o perdão pode brotar dentro de si.
Vamos fazer um exercício do Thetahealing® para limpar tudo isso. Escreva em um papel: “Eu (seu nome) me perdoo de estar sentindo…” Escreva todos os seus ressentimentos, mágoas, raiva, ódio, rancor, amargura, sentimentos de rejeição, culpas a determinadas situações e vá escrevendo tudo o que vier em seu pensamento. Pode escrever em detalhes.
Quando terminar de escrever essa lista, leia tudo novamente e vá repetindo a si mesmo: “Eu me perdoo de estar sentindo…”. E, depois, queime essa lista e sinta todos os ressentimentos, raiva, rancores, mágoas sendo transmutados pelo elemento fogo; perceba que tudo já passou e virou cinzas.
Agradeça essa grandiosa oportunidade de trabalhar consigo mesmo de trazer mais luz em sua consciência e mais amor em seu coração.
Fonte: https://www.eusemfronteiras.com.br/libertando-se-de-culpas-magoas-e-ressentimentos-exercicio-do-perdao-e-autoperdao/ acesso em 04.08.18 às 07:03hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário