quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Aprender é um presente, mesmo que o mestre seja a dor

Tudo o que fazemos tem um fim duplo: experimentá-lo para o bem ou para o mal, até que possamos aprender com esta experiência. É por isso que aprender sempre pode ser considerado um presente, mesmo que muitas vezes o nosso mestre tenha que ser a dor.
Sempre aprendemos com aquilo que nos marca, nos surpreende ou nos chama suficientemente a atenção para nos roubar o tempo. Se não fosse assim, de fato, esqueceríamos rapidamente sem ficarmos com as lembranças alegres ou as lições dos momentos mais duros.

A dor como mestre

A dor costuma chegar com a mesma força com a qual momentos antes a felicidade havia chegado; e além disso, esta felicidade costuma ter sido propiciada também por isso mesmo que agora nos provoca o dano. Assim, a dor chega depois da alegria, com histórias que acabam, vidas que se separam, doenças que aprisionam…

Como dissemos, a dor é um mestre porque sempre é a certeza de que por trás havia alguma coisa que valeu a pena: é a antessala de novas alegrias onde analisamos, compreendemos e cuidamos mais do que temos.
Aprender sempre é um presente mesmo que o façamos a partir da dor que parece interminável e insuportável. É no sentido de que nos ajuda a nos transformarmos em pessoas melhores e nos torna conscientes de que depois de nos sentirmos acima das metas é preciso descer novamente para buscar outras novas.

Aprender com a dor e evitar o sofrimento

Além do que já foi comentado, aprender com a dor significa entender que existe uma grande diferença entre a sensação involuntária de que alguma coisa nos machuca e a permissão de deixar que essa sensação se estenda no tempo até se transformar em sofrimento.
“Assim se cura uma ferida: começa a se fechar sobre si mesma, a proteger o que dói tanto e, uma vez fechada, já não se vê o que há por baixo, aquilo que provocava a dor.”
-Amy Tan-
Fonte: https://amenteemaravilhosa.com.br/aprender-presente-mesmo-mestre-seja-dor/ acesso em 16.08.18 às 18:58hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário