terça-feira, 31 de janeiro de 2017

OPAS abre inscrições para programa de líderes em saúde internacional

Profissionais das Américas com experiência gerencial ou executiva em saúde pública, relações internacionais e áreas afins estão convidados a se inscreverem no Programa de Líderes em Saúde Internacional Edmundo Granda Ugalde (LIHP, sigla em inglês) 2017, realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). O prazo para inscrição termina em 15 de fevereiro.
Em quase uma década, mais de 350 profissionais receberam treinamentos de liderança por meio do programa idealizado pela OPAS/OMS. A sessão de 2017 começará no início de abril, com duração de nove meses.
Os candidatos selecionados participarão de atividades virtuais de aprendizagem com a coordenação do Escritório da Organização em seus países de origem. Durante esse período, permanecerão trabalhando em suas respectivas instituições. Também haverá uma reunião presencial com outros participantes e a equipe técnica do programa. Nesse encontro, todos trabalharão em seus projetos finais, que estarão relacionados às áreas prioritárias do trabalho em saúde de seus países, sub-região ou região – que poderão ser desenvolvidos em coordenação com a OPAS/OMS, autoridades nacionais e outros organismos. O programa é gratuito e tem vagas limitadas.
O cenário atual de um mundo globalizado, somado à agenda de saúde das Américas 2008-2017 e à estratégia de saúde universal da OPAS/OMS, bem como a agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030 das Nações Unidas e outros acordos regional e internacionais, requerem ações intersetoriais e conhecimento de acordos bilaterais e multilaterais.
O Programa de Líderes em Saúde Internacional busca formar profissionais de saúde que possuem conhecimentos sobre o impacto do desenvolvimento internacional sobre saúde e que possam identificar, analisar, advogar e projetar de forma eficaz os interesses em saúde de seus países dentro deste complexo contexto global.
Diplomacia em saúde, cooperação internacional, saúde internacional, desenvolvimento sustentável, migração, saúde nas fronteiras, tensões e conflitos, acesso a medicamentos e doenças não-transmissíveis são alguns dos temas que serão abordados durante o programa em 2017.
Após finalizarem o treinamento, os participantes ganharão conhecimento e habilidades em áreas como análise de situações, elaboração de políticas e tomadas de decisão, negociação e advocacia, gerenciamento de projetos, produção e intercâmbio de conhecimento e comunicação.
Para participar, é preciso ter excelente conhecimento da língua inglesa ou espanhola.
Mais informações sobre a candidatura e o programa estão disponíveis no link (em inglês ou espanhol): http://www.paho.org/leaders-international-health.
Fonte: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/cursos-e-eventos/52289-opas-convoca-profissionais-das-americas-para-programa-de-lideres-em-saude-internacional acesso em 31.01.17 às 12:28hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário