sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

TERAPIA PARA DOR ÓSSEA

O Samário 153Sm-EDTMP é utilizado como tratamento paliativo da dor óssea causada por metástases provenientes dos cânceres de mama, próstata e pulmão. Esse tratamento faz parte da área de Medicina Nuclear.
 
O Samário153 é um radionuclídeo que possui características físicas bastante favoráveis a sua aplicação. Com uma meia vida de 46,7 horas, ele apresenta 72% de emissão beta em 640, 710 e 810 keV e 28% em emissão gama com 103 keV de energia, por isso apresenta uma alta qualidade cintilográfica e permite eficiência nos cálculos de dosimetria.
 
Para o tratamento da dor óssea o 153Sm é associado ao ácido etileno diamino tetra metileno fosfônico (EDTMP) e injetado endovenosamente.
 
Os resultados têm se apresentado bastante favoráveis à administração do radiofármaco, uma vez que os pacientes melhoram significativamente quanto à queixa de dor óssea, enquanto que analgésicos, tais como a morfina, em muitos quadros dolorosos, já não apresentam mais efeito. Além disso, são necessárias várias doses diárias desses medicamentos, que podem causar mal-estar, tremores, alienação, enquanto que uma dose de 153Sm-EDTMP, pode eliminar a dor por um a dois meses, dependendo do estado do paciente e de suas características clínicas. Durante esse período são realizados quinzenalmente hemogramas completos, para a avaliação, principalmente, do número de plaquetas e de leucócitos.
 
153Sm-EDTMP, por suas características, tem se mostrado um elemento eficiente para o tratamento da dor em pacientes acometidos de metástases ósseas causadas pelos cânceres acima citados, e tem ajudado muitos doentes a melhorar sua qualidade de vida, assim como, a de seus familiares.

Fonte: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/utilizacao-do-samario-para-a-dor-ossea/1380/266/ acesso em 27/01/17 às 14:06hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário