quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Pacientes em tratamento contra o câncer reclamam de sono ruim; saiba o que fazer

Muitos pacientes que fazem tratamento contra o câncer dizem que não dormem bem. Isso acontece, segundo o oncologista Fernando Maluf, tanto por fatores físicos, que podem ser dor por causa de cirurgia ou algum outro desconforto causado pelo tratamento, como também por fatores psicológicos como ansiedade e depressão.

Dormir bem é fundamental para o sistema imunológico e para o paciente ter uma melhor qualidade de vida. Desta forma, o ideal é que a pessoa em tratamento não tire tantos cochilos durante o dia. "Caso o faça, que seja por períodos bem curtos”, indica Maluf.

Fazer atividades físicas também ajudam a pessoa a dormir melhor.

No caso das refeições, elas devem ser leves. O café pode ser ingerido, mas sem exagero, já que a cafeína prejudica o sono. "Portanto, tome o último café do dia após o almoço”, aconselha o oncologista. "Na hora de dormir, o ambiente deve ser tranquilo, com luzes apagadas e televisão e celular desligados”, completa.

Fonte: Jovem Pan in http://www.oncoguia.org.br/conteudo/pacientes-em-tratamento-contra-o-cancer-reclamam-de-sono-ruim-saiba-o-que-fazer/10269/7/ acesso em 26/01/17 às 19;02hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário