sexta-feira, 31 de março de 2017

MARÇO MÊS DA MULHER

No mês da mulher, marcado por inúmeros casos de violação de seus direitos, sonho com um novo tempo em que a paz seja rotina, o respeito ao ser humano seja o normal.
Não há nação civilizada se há uma selvageria institucionalizada, se o medo instalou-se em nosso meio e vivemos impotentes diante das injustiças.
A cada dia vemos mulheres sendo desrespeitadas, agredidas e destruidas.
Em muitos há uma tentativa de culpabilizar a mulher pela agressão: pela roupa que usa, pelo horário que está na rua, por ter conversado com outro homem que não o seu "dono", são alegações que revelam a forma inferiorizada como a mulher é vista na sociedade.
Apesar das leis que punem os casos de agressão, é preciso uma conscientização de todos para formação de uma nova mentalidade que perceba a mulher como um ser autonômo, capaz, quebrando essa visão de que o homem é superior  e deve dominá-la. Cada um de nós precisa compreender que ser diferente não é ser desigual e por isso não cabe dominação.
A cultura instalada precisa evoluir, precisamos sair da mentalidade dominante até o século passado e construirmos um novo tempo mais justo, mais favorável à vida. Homens e mulheres não precisam estar em degraus diferentes na caminhada da vida. A humanidade necessita urgentemente caminhar solidariamente para evoluir, mostrar que pode ser melhor, não destruindo sua própria espécie!

Sueli Dias
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário