segunda-feira, 13 de março de 2017

O papel dos antioxidantes no câncer de pulmão

O melhor é parar de fumar, mas a adição de frutas e verduras ricas carotenoides, além da vitamina C, pode ajudar na prevenção do câncer de pulmão em fumantes.  O estudo publicado na Frontier of Oncology demonstrou que o efeito protetor foi observado mesmo em quem fuma demais. 

O câncer de pulmão é tido como uma das principais causas de morte no mundo. Matou 1.6 milhões de pessoas em 2012 e corresponde a 19.2% de todas as mortes por câncer no globo. Os dados são do último levantamento do International Agency for Research on Cancer (IARC). 

Pesquisadores realizaram entrevistas profundas com 1.105 pessoas que tiveram câncer de pulmão e 1.449 pessoas-controle (que não têm ou não tiveram a doença). O consumo de frutas e verduras foi aferido pelo menos 2 anos antes do diagnóstico. Nos resultados, eles demonstraram que o consumo elevado de beta-caroteno, alfa-caroteno, beta-criptoxantina, licopeno e vitamina C estava associado a um risco reduzido dos três suptipos mais comuns de tumores de pulmão. 

"O fumo é de longe o maior fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pulmão. É responsável por 90% dos casos. Esforços na direção de prevenir o consumo de cigarro devem ser perseguidos. No entanto, outros fatores de prevenção devem ser estudados e implementados”, diz o estudo. 

A vitamina C e os carotenoides tipos de antioxidantes. Essas substâncias combatem radicais livres, produtos de reações químicas que ficam "soltos” no corpo. Quando se ligam a células, esses radicais provocam diversas alterações celulares – o câncer incluso. 

Os carotenoides são uma classe de substâncias que dão um tom alaranjado, amarelado ou avermelhado a frutas e verduras. Mamão, manga, laranja, cenoura, damasco, tomate, abóbora, goiaba e melancia são algumas das fontes.

Há muito se fala sobre o papel dos antioxidantes no câncer, mas o interessante desses estudo foi a observação do efeito protetor em fumantes: tanto para moderados, quanto para fumantes intensos. A pesquisa ainda demonstrou que a proteção ocorre também com quem nunca fumou – principalmente para quem ingeriu vitamina C. 

"Nossos resultados sugerem que a vitamina C protege contra o câncer de pulmão em mulheres que nunca fumaram, algo que não foi relatado anteriormente até onde sabemos”, afirmou Martine Shareck, autora principal do estudo, em nota. 

Assim, os autores concluem que é desejável promover o consumo de frutas e vegetais ricos em carotenóides e vitamina C para reduzir o risco de câncer de pulmão em não fumantes e fumantes, incluindo fumantes intensos. 

Fonte: Brasileiros in http://www.oncoguia.org.br/conteudo/o-papel-dos-antioxidantes-no-cancer-de-pulmao/10447/7/ acesso em 13/03/17 às 16:54h

Nenhum comentário:

Postar um comentário