terça-feira, 18 de abril de 2017

Curso de Aperfeiçoamento em Atenção Domiciliar está com inscrições abertas

O Curso de Aperfeiçoamento em Atenção Domiciliar abre inscrições para os profissionais da saúde de nível superior, que estejam inseridos no Serviço de Atenção Domiciliar ou nas Equipes de Atenção Básica: Estratégia Saúde da Família (ESF) ou Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).

A organização e matriz curricular do curso estão estruturadas em seis módulos com carga horária de 30 horas cada, perfazendo o total de 180 horas de estudos, constituindo a carga horária que constará no certificado. Com a finalidade de vincular diretamente os conteúdos às práticas de gestão da atenção domiciliar, os módulos foram estruturados a partir de atividades e exercícios práticos de aplicação direta no cotidiano de trabalho.
O curso, desenvolvido prioritariamente online e em dois encontros presenciais nos polos regionais, abordará as temáticas: Gestão do cuidado na atenção Domiciliar; Abordagem familiar na Atenção Domiciliar; Implantação e gerenciamento do Serviço de Atenção Domiciliar; Atenção Domiciliar na Atenção Básica e Judicialização na Atenção Domiciliar. 

O curso terá início em 08 de maio de 2017 e término em 11 de novembro de 2017. Serão disponíveis 600 vagas e as inscrições serão realizadas através do site https://unasus.ufsc.br/apfatencaodomiciliar/  de 10 à 24 de abril de 2017. 

É importante destacar que o objetivo do curso é formar, em nível de aperfeiçoamento, profissionais de saúde de nível superior e gestores da Atenção Domiciliar ou da Atenção Básica competentes para o processo de implantação e gerenciamento de um Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). O profissional que concluir o curso atendendo a todos os requisitos metodológicos e legais, receberá o certificado de conclusão do Aperfeiçoamento em Atenção Domiciliar em nível de Pós-Graduação.

Em todos os módulos, o aluno terá disponível um conjunto de recursos didáticos padronizados e desenvolvidos de acordo com os objetivos de aprendizagem delineados para o curso. Esses recursos didáticos estarão organizados de maneira a aperfeiçoar a experiência e o conhecimento do aluno. Na trilha de aprendizagem dos módulos, estarão disponíveis os conteúdos que deverão ser apreendidos e as atividades didáticas que complementarão os estudos. Ainda, o curso proporciona ao aluno uma midiateca, que é organizada como uma biblioteca digital, com links diretos para download dos arquivos e também o PDF de todos os módulos.

Caso o aluno encontre dificuldades de acesso ou queira outras informações, poderá entrar em contato pelo email do curso, <aperfeicoamentoad@contato.ufsc.br>;, ou falar com a secretaria pelo telefone: (48) 3721-4869.

O curso é uma iniciativa da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde e viabilizado pelo Sistema Universidade Aberta do SUS em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina.
Fonte: UNA-SUS http://www.blog.saude.gov.br/index.php/cursos-e-eventos/52530-curso-de-aperfeicoamento-em-atencao-domiciliar-esta-com-inscricoes-abertas acesso em 18/04/17 às 18:05h

Nenhum comentário:

Postar um comentário