quarta-feira, 5 de abril de 2017

O DIAGNÓSTICO DE CÂNCER PARA O PACIENTE E SUA FAMÍLIA

Um diagnóstico de câncer causa um impacto muito grande na vida do paciente e também na vida de seus familiares.
Se o paciente é aquela pessoa que no momento fica muito fragilizada a família muitas vezes precisa de orientação e apoio. De uma forma geral no momento que recebemos uma notícia inesperada, desafiadora, precisamos de amparo. Nesse momento um apoio psicológico especializado, se for possível, é muito importante. Há também os grupos de apoio para pacientes e familiares que podem também ser buscados.
Não estamos preparados para nenhuma doença e, é preciso todo um esforço para aceitar o diagnóstico, e buscar forças para enfrentar o desafio.
A personalidade de cada um vai determinar a forma da reação: alguns se calam, outros se desesperam mas, há sempre um impacto que precisa ser trabalhado.
Se na família já havia o hábito de buscar solucionar da melhor forma seus conflitos, nesse momento buscará mais uma vez caminhos de união para o enfrentamento do diagnóstico e tratamento.
Um ambiente em que seja possível conversar abertamente sobre os medos e angústias propicia menos dificuldades nesse momento.
Paciência, compreensão, tolerância fazem toda diferença para cada membro da família nesse momento delicado de nossas vidas.

Sueli Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário