sábado, 22 de abril de 2017

Tratamento de alta precisão contra o câncer reduz o número de sessões de radioterapia

Reduzir pela metade o número de sessões de radioterapia e afetar ainda menos os órgãos próximos ao tumor são alguns dos objetivos do hiprofacionamento, técnica que aumenta a radiação e reduz a quantidade de radioterapias.
No Brasil, o Hospital do Câncer Mãe de Deus foi o primeiro a adotar a prática como rotina para todos os pacientes acometidos por câncer de próstata. Os pacientes são submetidos a exames diários de imagem para posicionar corretamente o alvo do tratamento. 
O hipofracionamento reduz pela metade o número de sessões de radioterapia. Um indivíduo com câncer de próstata, por exemplo, faz 20 sessões em vez de 40.
— É tendência mundial da radioterapia: tratamentos de alta precisão, com doses mais altas por aplicação, em períodos mais curtos — diz o radio-oncologista Fernando Obst, coordenador do setor no Mãe de Deus.
Seguindo protocolos internacionais, o método já é empregado pela instituição no combate ao câncer de mama, pulmão e tumores cerebrais.
— Até mesmo para metástases, em quadros mais avançados, a radioterapia tem papel importante no alívio de sintomas. Pode ser aplicada em um número ultra curto de sessões ou, inclusive, em uma única dose, dependendo da situação.
Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/noticia/2017/04/tratamento-de-alta-precisao-contra-o-cancer-reduz-o-numero-de-sessoes-de-radioterapia-9772030.html acesso em 22/04/17 às 20:15h

Nenhum comentário:

Postar um comentário