quarta-feira, 3 de maio de 2017

A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DAS COMUNICAÇÕES DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO DIAGNÓSTICO DE CÂNCER

Um diagnóstico de câncer muitas vezes acontece depois de um longo período de tentativas e investigações.  É possível que o paciente já esteja  fragilizado pelo tempo que passou em experiências  frustadas de solução de seu problema.
Assim, no momento do diagnóstico nós pacientes precisamos de informações técnicas mas pautada em valores humanos.
Para essa comunicação é fundamental um suporte emocional, é importante o acolhimento. Esse momento vai ajudar ou prejudicar definindo muitas vezes a postura do paciente frente ao tratamento.
É um momento de choque onde nem sempre é possível compreender plenamente o que está acontecendo. Serão necessários novos momentos deentrevista para esclarecimento de dúvidas. E a postura dos profissionais envolvidos no tratamento faz toda a diferença. Uma atitude que transmita segurança, calma, sinceridade, são um conforto para quem vai enfrentar esse desafio.
Daí a importância do treinamento períodico das equipes de oncologia para que se reabasteçam não apenas de conhecimento técnico mas, também  se libertem do estresse decorrente da natureza do trabalho que exercem, e possam se conscientizar da importância do acolhimento como parte integrande do cuidar.

Sueli Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário