sábado, 20 de maio de 2017

Pacientes com câncer devem redobrar os cuidados com a saúde em épocas mais frias do ano

Falta pouco mais de um mês para a estação mais fria do ano: o inverno. Mesmo assim, o outono já registrou temperaturas abaixo dos 2ºC no Rio Grande do Sul, com sensação térmica negativa. Essas temperaturas mais baixas propiciam a ocorrência de doenças respiratórias. Preparar-se para os próximos frios que vem por aí é importante, especialmente os pacientes em tratamento para o câncer, quando a imunidade pode estar comprometida. Uma das principais recomendações neste momento é a realização da vacina contra a gripe.

Paciente com câncer que faz quimioterapia possui maior o risco de contrair a Influenza e de apresentar infecções bacterianas associadas. Segundo o oncologista clínico do Centro de Tratamento do Câncer (CTCAN), Dr. Alvaro Machado, neste contexto é seguro a vacinação contra a gripe de pessoas com câncer ou em tratamento para o câncer. "Eventualmente, o que pode ocorrer é uma menor eficácia da vacina devido ao sistema imunológico comprometido pelo tratamento. A vacinação anual contra o vírus influenza em pacientes portadores de câncer faz parte do protocolo da Sociedade Brasileira de Imunizações”, salienta o oncologista.

A vacina contra a gripe, tanto a tríplice da rede pública, quanto a quadrivalente da rede privada, são compostas de vírus inativados. "Como regra geral todos devem fazer a vacina contra a gripe. Ela é feita com vírus inativados, mortos, sem capacidade para desenvolver a doença, infecção. Casos especiais podem fugir a esta regra, sempre sendo recomendado consultar seu médico”, comenta Machado.

A redução da imunidade em pacientes em tratamento oncológico é muito comum. Em maior ou menor grau, dependendo de qual medicação e das condições clínicas do paciente, os períodos de baixa imunidade podem ser mais curtos ou mais longos. "Alguns medicamentos, como o rituximabe (Mabthera), que não é quimioterapia, mas um anticorpo, pode reativar infecções pelo vírus da hepatite, por exemplo. A quimioterapia, por seu efeito citotóxico, afeta principalmente células em rápida duplicação como os glóbulos brancos (leucócitos), mucosas, plaquetas, cabelo, e hemácias. Por isso, temos uma queda transitória na contagem de leucócitos no sangue e consequente redução da imunidade”, explicou o oncologista.

Prevenção

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, o aumento de casos de gripe geralmente ocorre entre os meses de maio e outubro. Além da vacina, outras formas de prevenção são necessárias para cuidar da saúde neste período. "Evitar contato direto ou próximo a pessoas com quadro gripal, febre ou tosse produtiva. Lavar as mãos frequentemente. Manter-se agasalhado. E, não custa lembrar, se estiver em tratamento quimioterápico e tiver febre, seu médico deve ser comunicado”, pontua Machado.

As doenças respiratórias mais comuns no período de frio que acometem pacientes com câncer são os resfriados, a gripe e infecções bacterianas de vias aéreas como sinusite e pneumonia. Maior o risco quanto mais debilitado o paciente. Além disso, Machado enfatiza que durante a quimioterapia, o paciente deve seguir as orientações de prevenção para manter suas atividades normais. "Os cuidados devem ser mais atentos nesta época mais fria do ano, mas não interferem nas atividades cotidianas dos pacientes”, enfatiza o oncologista.

Fonte: CTCAN
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/pacientes-com-cancer-devem-redobrar-os-cuidados-com-a-saude-em-epocas-mais-frias-do-ano/10722/7/ acesso em 20/05/17 às 15:40h

Nenhum comentário:

Postar um comentário