quarta-feira, 10 de maio de 2017

Câncer de ovário é tumor feminino mais difícil de ser diagnosticado

Oito de maio é o dia mundial do combate ao câncer de ovário. Esse é considerado o mais perigoso de todos os tumores ginecológicos.

Isso porque o câncer de ovário é o mais difícil de ser diagnosticado, como explicou o doutor Lucas Santos, oncologista do Instituto Vencer o Câncer. "O câncer de ovário cresce dentro do abdômen em uma situação em que é difícil aparecer sinais e sintomas preventivos. Isso gera um desafio ao diagnóstico”, disse.

Em 2016, o Instituto Nacional de Câncer registrou mais de seis mil casos da doença. Esse é o sexto tipo de câncer mais incidente na população feminina.
O oncologista Lucas Santos destacou ainda que apesar da dificuldade de diagnóstico, a recomendação é de que as mulheres consultem anualmente o ginecologista. "Não existe um método de prevenção que se mostre efetivo, mas muito do diagnóstico precoce é feito de forma incidental. Mulher fazendo exames por outros motivos acaba identificando alguma lesão nos ovários”, explicou.

Alguns sintomas são mais comuns como dores abdominais, alterações na menstruação, problemas com a urina e o aumento de volume do abdômen.

Para ajudar na prevenção da doença vale manter uma atividade física regular e também uma alimentação saudável.

Fonte: Jovem Pan
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/cancer-de-ovario-e-tumor-feminino-mais-dificil-de-ser-diagnosticado/10692/7/ ACESSO EM 10/05/17 ÀS 16:15H

Nenhum comentário:

Postar um comentário