segunda-feira, 29 de maio de 2017

Tipos de câncer ginecológico: o que toda mulher precisa saber

Nossos conhecimentos a respeito dos diferentes tipos de câncer ginecológico costumam ser bastante pobres.

Se você pedisse que as mulheres listassem os tipos de câncer aos quais estão mais suscetíveis, o câncer de mama provavelmente lideraria o ranking, seguido de perto pelo câncer do colo do útero.

Embora muitas já tenham ouvido a respeito do câncer de ovário, há outros tipos de câncer feminino que muitas mulheres desconhecem.

Na realidade, existem cinco tipos de câncer ginecológico: câncer do endométrio, câncer de ovário, câncer do colo do útero, câncer vaginal e câncer de vulva.

De acordo com estatísticas recentes, 21.000 mulheres são diagnosticadas com um destes cinco tipos de câncer, todos os anos, no Reino Unido.  E infelizmente, 21 mulheres perdem suas batalhas contra este tipo de doença, a cada dia, no país.

Os especialistas acreditam que os outros tipos de câncer ginecológico costumam ser ignorados porque as mulheres têm dificuldade em falar sobre esta parte mais íntima de seus corpos.

"No caso do câncer de mama, nós aceitamos mais a ideia de ver um seio nu, e não se trata de um órgão feminino tão sensível,” diz Tracie Miles, enfermeira especialista em câncer ginecológico do The Eve Appeal. "É mais aceitável falar sobre os seios, mas não falamos sobre o que está dentro da calcinha de uma mulher”.

Um estudo recente realizado pelo The Eve Appeal, revelou que uma em cada cinco mulheres associa o câncer ginecológico à promiscuidade sexual. Além disso, quase 40% das entrevistadas afirmaram sentir que há um estigma maior envolvendo o câncer ginecológico do que outras formas da doença. De maneira preocupante, este estigma está fazendo com que as mulheres hesitem em consultar seus ginecologistas para diagnosticar eventuais questões de saúde.

"É chocante que tantas mulheres evitem buscar ajuda para tratar problemas de saúde ginecológica, por medo de terem seu comportamento sexual julgado,” diz a Dra. Adeola Olaitan, oncologista ginecológica do UCL Hospital.

"É um fato comprovado que o diagnóstico precoce do câncer nas mulheres pode salvar vidas, então é importante começarmos a falar mais abertamente sobre os sinais e sintomas destas doenças, para quebrar o tabu social e qualquer vergonha que possa existir.”

Tracie Miles concorda. "Comece a conversar com suas amigas sobre sua anatomia vaginal, sua menstruação, fale sobre isso com normalidade e não transforme o tema em tabu. Assim, se você notar algo diferente, se sentirá mais confiante e não terá medo de admitir que precisa consultar um médico,” disse ela.

Com isto em mente, listamos tudo que você precisa saber sobre os cinco tipos de câncer ginecológico…

Câncer do endométrio

O câncer do endométrio (também conhecido como câncer uterino) é o quarto mais comum nas mulheres e a maior de todas as variedades de câncer ginecológico. No entanto, também é o mais fácil de curar. "Nós não podemos fazer um exame para detectá-lo, como no caso do câncer do colo do útero, mas o que podemos dizer às mulheres é que se você tem algum sangramento inesperado – fora do período da menstruação, após a relação sexual, consulte seu médico,” aconselha Tracie Miles.

Outros sintomas incluem corrimentos vaginais incomuns. "Não precisa ser sangue, pode ser um corrimento marrom, aguado ou cor-de-rosa,” diz Tracie. "Uma mudança no corrimento, sangramento após o sexo ou no meio do mês. Um sangramento inesperado ou qualquer coisa que fuja do comum. As mulheres não devem menstruar após a menopausa, então este também pode ser um sintoma”.

Cerca de 90% dos diagnósticos de câncer do endométrio são descobertos devido ao sangramento vaginal irregular ou após a menopausa. A maioria das pessoas com um sangramento anormal não tem um câncer ginecológico – mas definitivamente é algo que você deve conversar com o seu médico.

Câncer de ovário


Apesar de celebridades como Angelina Jolie terem ajudado a aumentar a consciência em relação ao câncer de ovário, e sua classificação como o quinto tipo em número de mortes entre as mulheres (responsável por mais mortes do que qualquer outro câncer do sistema reprodutivo feminino), 65% das mulheres do Reino Unido não sabem ao certo quais são os sintomas mais comuns.

"Os sintomas do câncer de ovário são mais abdominais,” diz Tracie. "Uma mulher pode descrever uma sensação de inchaço constante, sentir-se cheia após as refeições, ter um apetite reduzido, sentir dores abdominais, e ter hábitos intestinais incomuns”.
"Estes sintomas não são específicos, e podem ser diagnosticados erroneamente como uma síndrome do intestino irritável, ou podem ser ignorados e tratados como um mal-estar estomacal ou uma consequência de ter comido demais,” alerta Tracie.

"Se uma mulher estiver experimentando estes sintomas e eles se mantiverem presentes por mais de três semanas, ela deve consultar seu ginecologista,” diz Tracie.
75% dos casos de câncer de ovário ocorrem em mulheres com mais de 55 anos.

Câncer do colo do útero

"O exame para detecção do câncer do colo do útero é o programa mais bem-sucedido entre todas as variedades de câncer ginecológico,” diz Tracie. O Papanicolau salva incontáveis vidas, todos os anos. Ele pode detectar células anormais que, se não forem tratadas, podem se transformar em câncer. Apesar disso, números recentes revelam que uma em cada quatro mulheres não está fazendo o Papanicolau.

As mulheres não apenas citam o medo ou a vergonha para não fazerem o exame, mas também enfrentam o estigma que envolve o câncer do colo do útero e a possibilidade de que sejam julgadas como promíscuas.

"No caso do câncer do colo do útero, nós sabemos que o vírus do HPV é um precursor para pelo menos 90% dos casos, então tecnicamente sim, ele é sexualmente transmissível. No entanto, não está no mesmo grupo do herpes, clamídia, etc,” explica Tracie.

A maioria das pessoas com uma vida sexual ativa, irá contrair o HPV em algum momento da vida, e a maioria será capaz de eliminá-lo como faria com um vírus comum. São aquelas que não conseguem combatê-lo que podem desenvolver o câncer do colo do útero.

Tracie diz que o principal sintoma a estar atenta, neste caso, é um corrimento vaginal anormal. "Não precisa ser sangue, pode ser um corrimento marrom, aguado ou cor-de-rosa. Qualquer coisa que não seja normal,” ela explica. Um sangramento inesperado também pode ser um sintoma. "Sangrar após a relação sexual, ou fora do período menstrual, qualquer coisa que seja diferente. As mulheres também não devem menstruar após a menopausa, então se você notar algum sangramento neste período, é importante consultar seu médico,” acrescenta ela.

Fonte: Yahoo Notícias
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/tipos-de-cancer-ginecologico-o-que-toda-mulher-precisa-saber/10762/7/ acesso em 29/05/17 às 13:40hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário