quinta-feira, 4 de maio de 2017

Dia Mundial de Higienização das Mãos

O Dia Mundial de Higienização das Mãos é comemorado no dia 05 de maio. O Proqualis do Icict/Fiocruz em parceria com o Hospital Mãe de Deus (HMS) lançou recentemente a página Higienização das Mãos nas Experiências Brasileiras do Portal e destaca essa iniciativa para promover a data.  Esse ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) quer sensibilizar os serviços de saúde para a melhoria da prática de higiene das mãos para combater a resistência microbiana aos antimicrobianos. O tema da campanha mundial “Salve Vidas: higienize suas mãos”, liderada pela OMS e apoiada no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é “Luta contra a resistência microbiana: está em suas mãos”.  
“A higiene das mãos é a principal medida para reduzir as infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS). Embora a higiene das mãos seja uma medida simples, a falta de adesão pelos profissionais de saúde continua sendo um problema em todo o mundo. Apesar da campanha mundial, a adesão pelos profissionais de saúde às práticas recomendadas de higiene das mãos continua a ser baixa.  Em média, 61% dos profissionais de saúde não aderem às recomendações. A experiência do HMD na implementação da higiene das mãos é muito bem sucedida e a publicação das ferramentas e estratégias adotadas, certamente contribuirá para iniciativas semelhantes em hospitais brasileiros. Todo material disponível na página é gratuito, seguindo a Política de Acesso Aberto da Fiocruz”, explica Maria de Lourdes de Oliveira Moura, Assessora Técnica Científica do Proqualis, responsável pelas páginas das Experiências Brasileiras.
Há diversas estratégias para implementar ações para a adesão à prática. Na página Higienização das Mãos do Portal Proqualis, o profissional de saúde encontra Protocolo, Ferramentas, Aulas, Literatura de interesse, Indicadores, Diretrizes, Relatório e Vídeos sobre o tema. Com destaque para o vídeo elaborado pela equipe do HMD sobre a importância da implementação de práticas adequadas de higienização das mãos para a prevenção de infecção relacionada à assistência à saúde com a participação da alta liderança da instituição e também para a ferramenta “Instrumento de avaliação da adesão à higiene das mãos do HMD”.  
Acesse a página aqui.
Veja também:
Leia mais no Blog da Saúde:
Fonte: Isis Breves/ Proqualis
http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/52573-proqualis-da-fiocruz-destaca-pagina-sobre-higienizacao-das-maos acesso em 04.05.17 às 09:35h

Nenhum comentário:

Postar um comentário