segunda-feira, 29 de maio de 2017

INCA promove debate sobre agrotóxicos, desenvolvimento sustentável e câncer no Dia Mundial do Meio Ambiente

Práticas sustentáveis na agricultura e sua importância na prevenção ao câncer serão alguns dos temas do debate "Saúde, Sustentabilidade e Agroecologia: interfaces e desafios", que marca a primeira participação do INCA nas comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho. Na ocasião, o Instituto também inaugura, em seu prédio-sede, no Centro do Rio de Janeiro, a exposição fotográfica "Caminhos da Agroecologia: cultivando a vida", que, com imagens coletadas em seis áreas do estado, pretende dar visibilidade às iniciativas agroecológicas, sua relevância na produção de alimentos e na boa saúde dos trabalhadores do campo e da cidade, além da resistência ao agronegócio

A partir de 2008, o Brasil passou a ocupar o primeiro lugar no ranking mundial de maior consumidor de agrotóxicos. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e o Observatório da Indústria dos Agrotóxicos da Universidade Federal do Paraná, enquanto nos últimos dez anos o mercado mundial de agrotóxicos cresceu 93%, no Brasil o crescimento foi de 190%. A agricultura brasileira caracteriza-se pelo crescente consumo de agroquímicos, associado ao aumento proporcional das monoculturas, cada vez mais dependentes dos insumos químicos, um modelo de produção baseado no agronegócio, que difunde a falsa ideia de que a "modernidade" no campo gera progresso, emprego, renda e elimina a fome no País.

O debate "Saúde, Sustentabilidade e Agroecologia: interfaces e desafios" quer auxiliar na desconstrução desses mitos do agronegócio, além de refletir sobre a precarização das relações de trabalho, os agravos à saúde (alterações hormonais e reprodutivas, má formações, danos hepáticos e renais, disfunções imunológicas, distúrbios cognitivos e doenças neurológicas degenerativas e cânceres) e a degradação socioambiental.

Desde 2012, o INCA tem promovido ações que fomentam o debate público acerca do perigo dos agrotóxicos para a saúde humana e ambiental e a reflexão sobre práticas agrícolas alternativas ao modelo de produção de alimentos baseado no agronegócio. Em 2015, a Instituição divulgou posicionamento público acerca dos agrotóxicos, destacando o tema como um problema de saúde pública e sugerindo estratégias e ações para o seu enfrentamento no País: o INCA apoia a agricultura agroecológica e a produção orgânica de alimentos como alternativa viável.

Por isso mesmo, a exposição fotográfica "Caminhos da Agroecologia: cultivando a vida" reflete a produção de alimentos saudáveis, a relação com a terra na formação de uma identidade sociocultural, o papel da mulher no campo, e alternativas para comercialização dos produtos (como feiras de agricultura familiar e agroecológicas) no estado do Rio de Janeiro.

O INCA espera a presença de representantes de organizações não governamentais, de movimentos sociais, da comunidade científica e acadêmica, agricultores, trabalhadores rurais, camponeses e demais cidadãos para aprofundar a discussão no Dia Mundial do Meio Ambiente.

Programação

    9h: Café da manhã
    9h30: Boas Vindas
    9h50: Lançamento da exposição fotográfica "Caminhos da Agroecologia: Cultivando a Vida"
    10h10: Debate: Saúde, Sustentabilidade e Agroecologia – Interfaces e Desafios
    Debatedores: Nivia Silva (Representante da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida), Carla Assad (Representante da Comlurb), Dioclécio Luz, Representante do Ministério do Meio Ambiente. Juliana Casemiro – (Representante da Secretaria Executiva do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional/ Professora Adjunta no Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Inu/Uerj)
    Moderação: Sonia Araripe (Diretora da Plurale em revista e da Plurale em site)

    Fonte: ATC Promoção da Saúde
    http://www.oncoguia.org.br/conteudo/inca-promove-debate-sobre-agrotoxicos-desenvolvimento-sustentavel-e-cancer-no-dia-mundial-do-meio-ambiente/10765/7/ acesso em 29/05/17 às 13:47h

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário