terça-feira, 9 de maio de 2017

I PLENÁRIA DE SAÚDE DAS MULHERES - ESCOLHIDOS REPRESENTANTES PARA A CONFERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE DA MULHER

O Conselho Municipal de Saúde Itabuna, realizou a Plenária de Saúde das Mulheres, no dia 08 de maio (terça-feira), no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências-FTC, das 8h às 14h. O tema deste ano é “Saúde das Mulheres: desafios para a integralidade com equidade”.
A Plenária teve por objetivo discutir propostas e eleger os delegados que vão representar a cidade na etapa Macrorregional para a implementação da política nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.
Cerca de 200 pessoas entre trabalhadores, usuários e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) participaram na manhã de segunda-feira, 08, da plenária municipal preparatória às etapas regional e estadual da 2ª Conferência Nacional de Saúde da Mulher. A mesa de abertura contou com a presença do presidente do Conselho, Josivaldo de Jesus , da Secretária de Saúde, Lísias São Mateus, da Diretora do Núcleo Regional de Saúde Sul, Marisa Eduane Costa Pinheiro, e da Diretora Executiva do Grupo Se Toque, Sueli Dias.. Todos ressaltaram a importância da plenária como momento para que a população opine diretamente sobre as políticas públicas voltadas para a saúde da mulher.
 Saúde integral
“A Organização Mundial de Saúde compreende saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas na ausência de doença ou de enfermidade”, destacou a enfermeira Tatiane Luz, da Secretaria Municipal de Saúde, que apresentou o histórico da primeira conferência, realizada em 1986, e explicou os conceitos de integralidade e equidade, que orientam a segunda conferência nacional.
“A integralidade significa que as mulheres não podem ser tratadas em partes ou vistas apenas por seus órgãos reprodutivos e sexuais, mas sim pelo conjunto de situações que afetam sua saúde física e mental, como a sobrecarga com o trabalho doméstico, o racismo, o preconceito, as dificuldades socioeconômicas, que muitas vezes resultam em doenças como hipertensão, depressão e câncer”, explicou Tatiane. “Já equidade significa oferecer mais a quem necessita de mais cuidados e menos a quem requer menos cuidados”, complementou. Trazendo inclusive recortes de situações autobiográficas para esclarecer o tema.
Os participantes da plenária se dividiram em grupos onde reafirmaram os avanços da primeira conferência nacional e elaboraram propostas em torno aos quatro eixos da conferência nacional: Eixo I – O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; Eixo II – O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; Eixo III – Vulnerabilidades nos ciclos de vida das mulheres na Política Nacional de Atenção Integral a Saúde das Mulheres e Eixo IV – Políticas Públicas para Mulheres e Participação Social.
O congelamento do orçamento da União por 20 anos  foi um dos grandes destaques nos diferentes grupos, que apontaram que, aliada a possível aprovação da reforma da Previdência pode ter profundos impactos negativos sobre a saúde física e mental das mulheres.
A plenária final elegeu também os representantes para a conferência regional.
A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas em pé

Nenhum comentário:

Postar um comentário