sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Técnicas mentais e regressão espontânea do câncer


As pesquisas médicas estão descobrindo cada vez mais a relação da conexão mente/corpo com várias doenças, e o câncer não é exceção. Um fenômeno raro mas bem documentado em pacientes de câncer é a “regressão espontânea”, ou seja, a recuperação completa sem nenhuma razão conhecida. Os médicos acostumados a tratar o câncer sabem muito bem que os pacientes que apresentam uma atitude positiva diante da doença conseguem resultados muito melhores do que aqueles que a encaram com desesperança e desespero. Um estudo do oncologista Carl Simonton, de 1975, analisou a atitude e o curso do tratamento de 152 pacientes de câncer. As respostas ao tratamento foram classificadas de “excelente” a “pobre”. Vinte pacientes apresentaram resposta excelente. Todos eles também mostravam o que foi descrito como atitude positiva.
Catorze deles se encontravam em estado muito grave e tinham menos de 50 por cento de chances de sobreviver por mais cinco anos, de acordo com todas as estatísticas disponíveis. Vinte e dois pacientes apresentaram resposta muito pobre ao tratamento. Além disso, todos tinham atitudes negativas diante da situação. Essas atitudes positivas e negativas eram, basicamente, extensão de seus pensamentos. Pensamentos positivos geram poderosos sentimentos de fé, esperança, coragem, felicidade e convicção. No outro extremo, pensamentos negativos geram medo, hostilidade, desesperança e desespero, sentimentos igualmente poderosos. Assim, a postura diante dos fatos não é algo a ser considerado superficialmente; a diferença entre atitudes negativas e positivas, no que tange à capacidade do organismo de sobreviver a crises, é como ter duas doenças diferentes. Uma é curável, a outra não. As atitudes positivas são naturais ou podem ser criadas?
Várias técnicas mentais, inclusive as terapias de visualização, vêm se mostrando úteis no tratamento do câncer. Numa delas, os pacientes devem visualizar a própria doença, o tratamento e as defesas do organismo pela formação de imagens concretas de si mesmos. Alguns vêm batalhas espaciais, outros imaginam massas de luz e sombra em movimento.
Também os aconselho a passar pela radioterapia, quimioterapia ou cirurgia, quando o oncologista assim determinar, mas acredito que as técnicas mentais desempenham um importante papel em todo o processo, no mínimo como terapia de apoio.
Tenho certeza de que é possível determinar que tipo de pessoa  desenvolve câncer, mas ao mesmo tempo creio que a doença pode ser superada, que pode ser prevenida e curada com a postura mental correta. Já vimos que as células cancerosas, em sua multiplicação inútil e insensata, perderam contato com sua inteligência básica, o  conhecimento genético que deveria regular adequadamente a divisão celular. De algum modo, essas técnicas mentais restauram a inteligência das células. O aspecto mais promissor dessa terapia é o fato de a cura nascer dentro do paciente, aproveitando-se da conexão mente-corpo(Dr. Deeapak Chopra).
(Ref. bibliográfica - Conexão Saúde - Dr. Deepak Chopra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário