sábado, 16 de maio de 2015

CÂNCER DE MAMA - MUDANÇAS NA VIDA SEXUAL DAS MULHERES


Um dos problemas mais importantes na vida das pacientes de câncer de mama é, provavelmente, a mudança na vida sexual. Você pode não perceber exatamente o que mudou, ou o por quê de ter mudado, mas com certeza percebeu que alguma coisa está diferente.
Muitas mulheres dizem que diminuíram sua atividade sexual depois do diagnóstico, por várias razões:
  • O câncer de mama desacelera o ritmo das mulheres.
  • O sexo pode ser desconfortável, ou mesmo doloroso, se você entrar na menopausa subitamente, como consequência da quimioterapia. Muitas mulheres mencionam que quase não fizeram sexo durante o período entre o diagnóstico e o fim do tratamento.
Ajuda de um Profissional
Nem todos os médicos e enfermeiros ficam a vontade para discutir questões sexuais. A maioria dos médicos não costuma perguntar sobre sua vida sexual e os pacientes não costumam discutir sua vida amorosa com um médico que não tenha aberto o diálogo para isso.
Em todo caso um psicólogo ou psiquiatra pode ajudá-la a iniciar a comunicação com seu parceiro e conversar sobre sua intimidade e as questões sexuais.
Um grupo de apoio pode ser mais útil do que você imagina. As mulheres que participam destes grupos muitas vezes compartilham experiências e conselhos, incluindo formas de aumentar o prazer sexual especificamente para àquelas que tiveram câncer de mama ou que já se encontram na menopausa devido ao tratamento.
Satisfazendo as Necessidades de outras Formas
A maioria dos casamentos enfrentam problemas, que muitas vezes são deixados de lado. Uma relação a dois deve ser administrada diariamente e, as coisas boas devem superam as ruins. Mas, às vezes, você pode achar que o câncer de mama evidenciou os problemas em seu casamento. Neste momento você deve se perguntar: "Posso viver com esses problemas?” Pense seriamente nas suas necessidades e como satisfazê-las.
Outras formas para atender às suas necessidades:
  • Leia mais. A fantasia pode enriquecer a sua vida.
  • Saia mais com seus amigos. Faça caminhadas no parque, compras ou simplesmente viaje com eles.
  • Comemore aniversários e datas importantes.
  • Dedique-se a atividades comunitárias.
fonte: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/mudancas-na-vida-sexual/3425/566/

Nenhum comentário:

Postar um comentário