domingo, 31 de maio de 2015

GRUPO SE TOQUE REALIZA AÇÃO DE COMBATE AO FUMO na VI FEIRA DE SAÚDE DA MANGABINHA


O Grupo Se Toque realizou pesquisa para avaliar o grau de dependência à nicotina dos fumantes no Bairro da Mangabinha, no dia 30.05.15. E o resultado das entrevistas foi:
- 40% dos entrevistados fuma de 11 a 20 cigarros por dia;
- 20% desse público fuma de 21 a 30 cigarros/dia;
- 20% desses fumantes consome mais de 31 cigarros dia;
- 20% dessas pessoas fuma menos de 10 cigarros por dia.
Desse público entrevistado 80% afirma que fuma o primeiro cigarro dentro de 5 minutos após acordar; fuma mais pela manhã, fuma mesmo doente quando precisa ficar de cama a maior parte do tempo.
Desses fumantes, 60% acha difícil não fumar em lugares proibidos.
E todos os entrevistados afirmaram que o primeiro cigarro da manhã traz mais satisfação.
Observamos que o número de fumantes na cidade de Itabuna diminuiu em relação a eventos que o Grupo Se Toque realizou em anos anteriores e há uma mudança de comportamento em relação ao hábito de fumar. Atualmente as pessoas adultas compreendem que se trata de um hábito nocivo à saúde e não apresentam mais "aquele orgulho" ao afirmarem que fumam. Registramos também a resistência de algumas pessoas em relação a tentar abandonar o vício: não querem sequer pensar na possibilidade.
Além da abordagem aos fumantes, a ação teve também um trabalho junto aos não-fumantes direcionado para a importância da conscientização sobre os males do fumo para ser desenvolvida junto ao público infantil. O Grupo Se Toque entende que essa é uma tarefa de todos!



Dia 30.05.15, na praça da Mangabinha, na VI Feira de Saúde, organizada pelos alunos do  curso de enfermagem da UNIME, o Grupo Se Toque realizou ação voltada para o combate ao fumo. Realizou teste de dependência da nicotina para os fumantes e para os não-fumantes trabalho de conscientização sobre a necessidade de alerta às crianças sobre os perigos do fumo. Houve a apresentação de material visual para sensibilização das crianças que se encontravam em grande número no ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário