sábado, 16 de maio de 2015

NAMORO E CÂNCER

No Grupo Se Toque temos reuniões de apoio semanais e nelas, pacientes podem expor situações delicadas, desabafar, trocar idéias, obter orientação com profissionais. Ao longo dos anos nesses encontros acompanhamos diversas situações de mulheres diante do namoro, do casamento, da sexualidade. Enfim momentos difíceis e delicados que o ser humano vivencia e precisa de um ombro amigo, de uma escuta terapêutica, de uma orientação jurídica e muito mais. Já vimos casais se tornarem mais unidos diante do diagnóstico de câncer, já vimos pacientes que se fastaram de seus parceiros por medo, já vimos mulheres que repentinamente perderam o interesse pelo namorado/companheiro. Enfim são situações diversas. Abaixo reproduzimos texto sobre o assunto:  

Vamos encarar os fatos – namorar, se relacionar com alguém, por si só já é uma situação complicada nos dias de hoje... Ainda tem a parte de decidir quantas vezes você vai deixar o celular tocar ou mesmo qual o tempo necessário até você conhecer os pais dele (a). Somado a tudo isso ainda falta você contar que está com câncer! E agora, qual será a reação? Vou assustá-lo (a)? Será que vai mudar alguma coisa?

A seguir você vai encontrar algumas dicas para lidar com esse momento:

Quando e com quem falar

Escolher com quem compartilhar a sua doença é uma decisão muito particular. Alguns pacientes são mais seletivos e só contam para poucas pessoas, enquanto outros acabam compartilhando com mais gente. O mais importante é saber que você não precisa falar sobre o câncer o tempo todo, nem com todo mundo. Apesar do câncer acabar de tornando uma grande parte da sua vida, o câncer não define quem você é. 

Mas afinal, qual o momento certo para contar?

Ouça a sua intuição
Você provavelmente vai saber quando for a hora. Pode ser em um jantar ou até mesmo durante uma caminhada. Pode ser espontâneo ou você pode se planejar para contar. Lembre-se, você ser indiferente em relação ao câncer, não significa que o seu parceiro terá o mesmo sentimento sobre isso. No começo, a palavra câncer pode assustar, por isso dê tempo para que ele também processe a informação.

Não espere muito tempo

Sim, existe uma hora certa para compartilhar com o seu namorado a sua doença, mas também não precisa esperar o casamento para contar para o seu parceiro. Quanto mais tarde você contar, maior a chance dele se sentir magoado, traído, e até mesmo com raiva. Relacionamentos saudáveis se baseiam na honestidade e confiança.

Seja honesta

Quando você decidir falar sobre o seu diagnóstico e tratamento, o mais importante é fazê-lo com honestidade. Como você já está percebendo, seu câncer não afetou apenas você, mas também aqueles que te rodeiam. Seu parceiro tem o direito de saber a real situação e gravidade de sua doença e como ela pode afetar a vida de vocês dois.

Esteja preparado para responder as perguntas


Seu namorado ou namorada, provavelmente vai ter um monte de dúvidas em relação a sua doença e sobre como isso afeta você ou ainda, vocês. Algumas das perguntas podem parecer extremas ou exageradas, mas lembre-se: são preocupações válidas e devem ser abordadas. Não tratar o câncer como tabu é muito importante.

  • Mas sempre ouvi falar que quem tem câncer vai morrer... Você vai morrer?
  • O que os médicos te falaram? Os médicos acham que você pode sobreviver?
  • Como é o seu tratamento?
  • Como você pegou essa doença? É genético?
  • Quando você vai terminar o tratamento?
  • Você tem cura?

Essas perguntas são apenas uma pequena amostra do que pode ser abordado durante a conversa. Nem todas as dúvidas surgem de imediato. Dê tempo para que o outro processe a informação. Cada pessoa vai reagir de forma diferente, e cada uma no seu tempo. Sim, pode ser também que ele (a) fique completamente em silêncio e não faça perguntas. Isso pode acontecer e você vai ter que respeitar.

Lidando com a reação do parceiro


Compartilhar a sua doença com alguém que você começou a se relacionar recentemente é uma ótima maneira de eliminar as maçãs podres da fruteira. Algumas pessoas podem se sentir incapazes de estar em um relacionamento com alguém doente e acabar pulando fora. Essa reação geralmente é alimentada pelo medo e pelo preconceito, embora algumas pessoas realmente não saibam como lidar com alguém doente. Ponto fraco de personalidade ou não, você pode mudar a opinião dos outros a respeito da sua doença. E a última coisa que você precisa agora é de alguém que não te apoie.

Esperamos que seu parceiro seja capaz de aceitar a sua doença e realmente assuma uma postura de apoio e parceria. Talvez ele não consiga ignorar totalmente o fato de você ter um câncer, e isso pode acabar afetando o seu relacionamento. Tente ser o mais honesto e realista possível. Se ele te aceitar, mesmo doente, você provavelmente encontrou alguém que vale a pena seguir em frente.
fonte: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/namoro-e-cancer/4459/566/

Nenhum comentário:

Postar um comentário