terça-feira, 12 de maio de 2015

GRUPO SE TOQUE PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA DA SAÚDE EM ITABUNA E FAZ APELO POR CIRURGIAS

Na tarde de 10/04/2015, no Auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências-FTC, ocorreu uma Audiência Pública Intinerante da Assembléia Legislativa da Bahia, que discutiu questões relativas à saúde pública na cidade de Itabuna. No momento de manifestação das entidades sociais, solicitamos às autoridades presentes, atenção para a dificuldades enfrentadas pelos pacientes para conseguirem fechar um diagnóstico de câncer. Dentro desse contexto, Sueli lembrou a importância do CEPRON-Centro de Prevenção em Oncologia e da necessidade de revitalização desse Órgão. 


Comissão de Saúde da ALBA se reuni em Itabuna e o deputado Augusto Castro disse estar satisfeito com as discussões

Itabuna foi a primeira cidade do estado a receber a comissão da saúde. Ato será realizado em outros municípios.


Augusto quer que Itabuna volte a ser referência de saúde na Bahia novamente.
Augusto quer que Itabuna volte a ser referência de saúde na Bahia novamente.
O deputado Augusto Castro (PSDB) retornou a Salvador depois de passar o fim de semana na cidade de Itabuna onde participou na tarde de sexta-feira (10) de uma audiência pública da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa de Bahia – ALBA para discutir a crise da saúde na cidade. Segundo o parlamentar, voltou esperançoso das decisões tomadas no final do evento e falou sobre a necessidade de definir medidas que mudem o quadro que vive o município o mais breve possível. “Temos que reverter essa crise, sair do atraso e discutir Itabuna de forma séria”, falou o deputado.
Augusto Castro disse também ter ficado satisfeito por Itabuna ser a primeira cidade a receber a comissão de saúde, pois é referência em cardiologia e necessita de mais apoio do governo federal. “Em Itabuna tem quatro hospitais, são mais de 400 mil cartões do SUS, atende habitantes de 122 municípios e estamos fazendo nossa parte. Recentemente estivemos em Brasília e conversamos com deputados federais amigos e conseguimos R$ 3 milhões 800 mil em emenda para investimento em alta e média complexidade”, informou.
Sessão da Comissão de Saúde e Saneamento
augusto castro e comissão de saude da ALBA - foto Teones Araújo
O evento que aconteceu no auditório da FTC foi solicitada pelo Tucano que lidera o bloco PSDB/PRB/PSC na Assembleia Legislativa e contou com a presença do superintendente de Regulação da Sesab, José Saturnino Rodrigues e dos membros da comissão de saúde, deputados Alex da Piatâ (PMDB), Herzem Gusmão (PMDB) e José de Arimateia (PRB), vice-presidente da comissão e presidiu a audiência substituindo o deputado Alan Sanches (PSD), que preside o colegiado, além do vice-prefeito Wenceslau Júnior (PCdoB), os vereadores José Silva e Santos (PSDB), Pastor Francisco Edes Batista (PRB), Glaby Carvalho de Andrade (PV), conhecido por Glebão, Ailson José Sousa (PRTB), Joilson da Cruz Rosa (PSDC) e a vereadora Valéria Rodrigues de Morais (PSC), além do vereador pelo município de Buerarema Elio Almeida da Silva Junior (PDT) e do presidente do Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães Paulo Bicalho.
Augusto Castro exerce seu primeiro mandato
Augusto Castro exerce seu primeiro mandato
Uma equipe do CN foi a Itabuna acompanhar a audiência e ao chegar na FTC conversou com o deputado Augusto Castro e, segundo ele, a ideia da audiência pública era promover um grande debate com das autoridades locais da área da saúde, representantes de outros municípios da região que utilizam a estrutura oferecida por Itabuna e demonstrou sua preocupação com a ameaça de fechamento de clínicas e hospitais, bem como os altos índices de dengue que já atingiu mais de 2 mil pessoas, além de haver um índice de infestação de 17,8%, que se encontra entre os maiores do país numa demonstração que a situação chegou ao limite.
O parlamentar disse também que é necessário definir políticas públicas que produzam melhorias já no curto prazo. “Ameaças de fechamento de hospitais, unidades de saúde sem equipamentos e epidemia de dengue compõem um cenário do caos em que se transformou a saúde em Itabuna”, desabafou Castro.
José Saturnino Rodrigues
José Saturnino Rodrigues
Durante a reunião foi apresentado pelo superintendente de Regulação da Sesab, José Saturnino Rodrigues o modelo dos consórcios de saúde, que atualmente envolve apenas municípios, terão a participação do Estado, passando a ficar responsáveis pela gestão regionalizada de serviços, como unidades de pronto atendimento, laboratórios regionais e, eventualmente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), e hospitais municipais. Segundo Rodrigues, a meta é construir 28 policlínicas com até 13 especialidades, 32 serviços e equipamentos, a exemplo de tomógrafos e de ressonância magnética para rastreamento de câncer de mama e outros exames. Outro objetivo deste consórcio é evitar que as pessoas viajem 600, 800 quilômetros para chegar à capital e fazer seus exames, mas realizar nas regiões do estado.
Ex - secretário de Saúde de Coité, deputado Alex já dizia que iria trabalhar pela saúde de todo estado.
Ex – secretário de Saúde de Coité, deputado Alex já dizia que iria trabalhar pela saúde de todo estado.
O deputado Alex da Piatã Alex da Piatã disse que estas reuniões são importantes pois os parlamentares sentem de perto o problema das comunidades e para obter esta sensibilidade fica mais fácil para legislar em defesa do povo. Ele disse também que a saúde está sendo subfinanciada, mas tem esperança que as questões discutidas na audiência sendo concretizadas, vão melhorar a qualidade de vida das pessoas. Alex destacou ainda a importância de Itabuna como segundo maior polo de saúde do estado, principalmente com as dificuldades enfrentadas com questões de média e alta complexidade. “Pelo que percebi, aqui (Itabuna), temos boas estrutura física nos hospitais, mas carente de financiamento”, falou o parlamentar.
Alex da Piatâ chamou atenção para o número de acidentes envolvendo motos cujas vítimas ocupam os leitos dos hospitais, tornando sem precedente os casos de emergências e se dirigiu aos políticos para que esquecessem as diversidades das políticas e pensassem como solucionar os problemas.
Augusto castro e Herzem Gusmão unindo forças para melhor a saúde do sul da Bahia.
Augusto castro e Herzem Gusmão unindo forças para melhor a saúde do sul da Bahia.
O deputado Herzem Gusmão parabenizou o deputado Augusto Castro pela preocupação e responsabilidade pelo povo da região de Itabuna e lembrou que o município estacionou na área da saúde. Em seu pronunciamento, “alfinetou” o ex-secretário de saúde do estado, hoje deputado federal, Jorge Solla dizendo que o mesmo tinha pedido a credibilidade com Itabuna e havia dito ao atual secretário Fábio Vilas Boas que fosse diferente, pois o município era uma referência na área de saúde.
José de Arimateia
José de Arimateia
José de Arimateia finalizou o evento afirmando que toda audiência pública traz bons momentos para os municípios e lembrou os avanços depois da última audiência quando se debateu a retomada da gestão plena da saúde e a manutenção do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães sob o controle do município. Na época José de Arimateia era o presidente da comissão.
Redação CN * fotos: Teones Araújo
http://www.calilanoticias.com/2015/04/comissao-de-saude-da-alba-se-reuni-em-itabuna-e-o-deputado-augusto-castro-disse-estar-satisfeito-com-as-discussoes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário