sábado, 16 de maio de 2015

Fatores de Risco do Câncer de Tireoide

Um fator de risco é algo que afeta sua chance de adquirir uma doença como o câncer. Diferentes tipos de câncer apresentam diferentes fatores de risco. Alguns como fumar, por exemplo, podem ser controlados; no entanto outros não, por exemplo, idade e histórico familiar. Embora os fatores de risco possam influenciar o desenvolvimento do câncer, a maioria não causa diretamente a doença. Algumas pessoas com vários fatores de risco nunca desenvolverão um câncer, enquanto outros, sem fatores de risco conhecidos poderão fazê-lo.

Ter um fator de risco ou mesmo vários, não significa que você vai ter a doença. Muitas pessoas que contraem a doença podem não estar sujeitas a nenhum fator de risco conhecido. Se uma pessoa com câncer de tireoide algum fator de risco, muitas vezes é muito difícil saber o quanto esse fator pode ter contribuído para o desenvolvimento da doença.

Fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver câncer de tireoide: 

  • Gênero e Idade - Por razões ainda não esclarecidas o câncer de tireoide, assim como quase todas as doenças da tireoide, ocorre cerca de 3 vezes mais em mulheres do que em homens. O câncer de tireoide pode ocorrer em qualquer idade, mas os picos de risco ocorrem antes para as mulheres, na maioria das vezes entre os 40 a 50 anos, para os homens, geralmente entre 60 a 70 anos.

  • Dieta Pobre em Iodo - O câncer de tireoide folicular é mais comum em regiões onde as pessoas têm uma dieta com baixo teor de iodo. A dieta com baixo teor em iodo também pode aumentar o risco de câncer papilar, principalmente se a pessoa também está exposta à radioatividade.

  • Exposição às Radiações Ionizantes - A exposição à radiação é um fator de risco comprovado para o câncer de tireoide.

  • Câncer Medular de Tireoide - Aproximadamente 30% dos carcinomas medulares são herdados de um gene anormal. Estes casos são conhecidos como carcinoma medular da tireoide familiar, que pode ocorrer por si só, ou juntamente com outros tumores.

  • Histórico Familiar e Hereditariedade - Ter um parente de primeiro grau (pai, irmão, irmã, ou filha) com câncer de tireoide, mesmo sem uma síndrome hereditária conhecida na família, aumenta o risco de câncer de tireoide. A base genética para esses tipos de câncer não é totalmente clara. Pessoas com certas condições médicas herdadas têm um risco maior de desenvolver câncer de tireoide. As maiores taxas da doença ocorrem entre pessoas com condições genéticas raras, como: polipose adenomatosa familiar, doença de Cowden, complexo de Carney tipo I e carcinoma de tireoide não medular familial.

Fonte: American Cancer Society (17/03/2015)
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/cancer-de-tireoide/705/31/

Nenhum comentário:

Postar um comentário