segunda-feira, 11 de maio de 2015

ENGOLINDO SAPOS

Esse foi o tema trabalhado na reunião semanal do Grupo Se Toque no dia 27.02.15. Com a orientação da psicóloga Polyanna Silva, os participantes expuseram suas experiências, sentimentos vividos e po-
sicionamentos sobre o assunto.
Abaixo reproduzimos matéria sobre o tema apresentada num programa de TV.


Especialista em comportamento, a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa participou do Mais Você desta sexta-feira, 01 de junho, para falar sobre algo que permeia a vida de todo mundo: engolir sapos. “Engolir sapo depende da personalidade, pessoas muito contidas engolem muito sapo. Essa pessoa vai adoecer”, alertou a especialista.

Geovanna Tominaga investiga os piores sapos que público já engoliu; confira!
Não tem jeito, de vez em quando a gente precisa engolir alguns sapos. Mas o que é preciso para não chutar o balde e fazer deste pequeno animalzinho um bicho muito maior? Ana Maria quis saber sobre a saúde daquelas pessoas que explodem de forma agressiva constantemente. “Essa pessoa que reage o tempo todo, a médio e longo prazo, adoece também, porque, a cada explosão, ela descarrega hormônio do estresse”, explicou Ana Beatriz. 

A psiquiatra revelou ainda se há limites para engolir sapo. “É uma coisa que todo mundo passa. Quem não engole sapo, não vive em social. Existem sapos que temos que engolir, a diferença é a quantidade de sapo. Engolir sapo demais adoece!”, reafirmou. 

Pessoas muito impulsivas tendem a não engolir sapo algum, e isso também é um problema, segundo ela. “A vida vira um inferno, porque a pessoa bate o tempo todo. Ela adoece também. O fato que todo mundo vai adoecer, sim! As mais ativas vão adoecer de pânico”, assegurou.

Então, qual seria a solução? A assertividade, segundo Ana Beatriz Barbosa, está na dosagem de emoção. “É você falar com uma emoção tal, que você não precisa gritar. É você dizer que está errado, mas sem se estressar”, aconselhou. E quem vê a especialista dando essas dicas, nem imagina que ela também já passou por situações delicadas: “Minha vontade foi de voar. Eu voei depois, mandei de um email ponderado, mas na hora foi muito estressante”. 
http://gshow.globo.com/programas/mais-voce/v2011/MaisVoce/0,,MUL1680710-18172,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário