quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

CÂNCER DE MAMA - TRATAMENTOS ATUAIS SÃO MAIS FAVORÁVEIS

As campanhas e o entendimento de que a detecção precoce do câncer de mama são muito importantes e a evolução dos tratamentos, tem permitido salvar vidas, aumentando o grupo das mulheres que passaram por essa fase e sobreviveram.
Há a cirurgia, a radioterapia, a quimioterapia e a hormonioterapia. Havendo a cada ano a incorporação de novas drogas específicas para determinados tipos de tumores. Até tecnologia para minimizar a queda do cabelo já existe!
Entretanto não podemos deixar de registrar que a detecção em estágio inicial facilita o tratamento.
Há também que se registrar que nem todos conseguem ter acesso ao que há de mais moderno disponível. Mas, cada pessoa é um ser único, que reage de diferentes formas ao diagnóstico e enfrentamento da doença. E uma atitude positiva faz muita diferença!
Hoje sabemos que a paciente deve ser tratada como um todo, globalmente.
Em relação às mulheres que retiraram a mama (mastectomia) temos alguns aspectos muito importantes a observar:

  • a marca deixada pela mutilação;
  • a aparência, pois a reconstrução mamária nem sempre é possível;
  • a estética, a limitação nas atividades da vida diária após a cirurgia;
  • a inclusão na sua vida das revisões e exames médicos periódicos com a expectativa até a análise dos resultados pelo médico;
  • e as complicações eventuais pós cirurgia.
Aliada às questões acima, temos ainda as eventuais questões emocionais, conflitos pessoais e situações de vida mal resolvidas pré-existentes, que ganham um maior peso com o diagnóstico e tratamento do câncer. 
Assim, podemos afirmar que as consequências do câncer estendem-se também aos familiares, amigos e afetam muitas vezes também o ambiente de trabalho.
Dentro do contexto do tratamento atual faz-se necessário incluir uma abordagem multidisciplinar onde sejam observados os aspectos físicos e emocionais dessa paciente. Fundamental o acompanhamento psicológico, fisioterápico, nutricional, sempre buscando a melhora da qualidade de vida. E o entendimento dessa necessidade deve ser compreendido pela pessoa que vivencia a doença, por seus parentes e pela sociedade. Afinal estamos todos interligados. Criar um ambiente favorável à integralidade é muito importante e é papel de todos nós!
Há sempre um desafio a enfrentar e uma esperança cintila a nos guiar.

Sueli Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário