terça-feira, 13 de junho de 2017

13.06.2017 - Você sabe como se tornar um doador voluntário de Medula Óssea?

Para se tornar um doador, os voluntários devem procurar o hemocentro do seu estado, onde assina um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e preenche uma ficha com informações pessoais. Será retirado apenas 10ml de sangue do candidato e será necessário apresentar um documento de identidade. 

Depois é realizado o teste de histocompatibilidade (HLA), exame destinado a identificar suas características genéticas que vão ser cruzadas com os dados de pacientes que necessitam de transplante para determinar sua compatibilidade. Os seus dados serão registrados no REDOME (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea e bancos de sangue de cordão umbilical no Rio de Janeiro) e quando houver um paciente com possível compatibilidade, você será consultado para decidir se doará ou não. Por este motivo, os seus dados deverão estar sempre atualizados. Para seguir com o processo de doação, caso você seja compatível com qualquer paciente que necessite em qualquer lugar do mundo, serão necessários outros exames para confirmar a compatiblidade e uma avaliação clínica detalhada para saber se você possui condições para doar.

Somente após todas estas etapas concluídas o doador poderá ser considerado apto a realizar a doação. O doador não terá qualquer tipo de custo e o REDOME será responsável por todos os trâmites para coleta da medula.

Quem pode doar?

Para ser um doador de medula óssea, o doador deverá: -ter entre 18 e 55 anos -estar em bom estado geral de saúde -não ter doença infecto contagiosa ou incapacitante. -não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. -algumas complicações de saúde não são impeditivas para a doação, sendo analisadas caso a caso. Como é feito a doação ? 

A doação é um procedimento que se faz no centro cirúrgico, sob anestesia geral ou peri-dural e requer internação de 24h. A medula é retirada de dentro do osso da bacia por meio de 2 a 3 punções em cada lado. A medula óssea do doador se recompõe em 15 dias. Nos primeiros 3 dias após a doação pode haver desconforto localizado leve a moderado que normalmente desaparece com analgésicos simples.

Há um outro método de doação que chamamos de coleta por aférese de sangue periférico. Neste caso o doador faz uso de uma medicação chamada GCSF por 5 dias para fazer as células da medula (células tronco hematopoiéticas) saírem e circularem no sangue periférico. Neste caso, não há necessidade de anestesia e nem mesmo de internação e o procedimento é realizado em um setor do hospital dia/ banco de sangue, através de uma máquina de aférese.

A decisão sobre o método de doação mais adequado é exclusiva dos médicos assistentes, tanto do paciente quanto do doador, e será avaliada em cada caso.

Onde se pode cadastrar o candidato para doador de medula óssea: -Nos hemocentros localizados em todo o país. Em São Paulo: Telefone 011 21767000 (Ramal 7249) Rua Marques de Itu, 579 Vila Buarque, São Paulo- SP 1223-001

10º Encontro REDOME 


O Dr. Roberto Luiz da Silva, esteve representando o IBCC no décimo encontro do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea e bancos de sangue de cordão umbilical no Rio de Janeiro (REDOME). Ele é médico Hematologista pela USP, especialista em Transplante de Medula Óssea (TMO) e coordenador do serviço de Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas (TCTH) e Hematologia do IBCC e da equipe BIO SANA’S de transplante de medula óssea. 

No REDOME a cada ano são incluídos mais de 300 mil novos doadores, atualmente com 4 milhões de doadores inscritos. 

No encontro foi discutida amplamente a criação de um registro nacional que possa demonstrar estatisticamente os números dos transplantes realizados no Brasil, assim como os resultados destes transplantes. Um pequeno número de centros nacionais realizam notificação a nível internacional dos seus transplantes, a exemplo do que vem fazendo o IBCC, que notifica todos os seus transplantes para o CIBMTR (Center for International Blood and Marrow Transplant Research). O REDOME e o Sistema Nacional de Transplante (SNT), querem que todos os serviços de transplantes brasileiros realizem este registro e que, se possível, esta plataforma seja conectada com as plataformas internacionais. Com isto, teremos uma maior avaliação de resultados e controle de qualidade de todos os centros habilitados a realizar transplante de medula óssea. 
Fonte: http://www.ibcc.org.br/ acesso em 13/06/17 às 15:18h

Nenhum comentário:

Postar um comentário