terça-feira, 27 de junho de 2017

Temperatura do banho pode queimar calorias e melhorar a imunidade

Pela manhã, ele revigora e ajuda a acordar. À noite, é a melhor coisa para relaxar e descansar. O banho possui essas e muitas outras formas de nos beneficiar, dependendo da temperatura da água. Um estudo publicado pelo Academic Medical Center, na Holanda, mostrou que tomar banho em uma temperatura entre quente e gelado diariamente reduz as faltas no trabalho por causa de doenças em até 30%.
Foram analisados 3 mil homens e mulheres, com idades entre 18 e 65 anos, que foram instruídos a deixarem o chuveiro na temperatura fria por pelo menos 90 segundos todas as manhãs. Os resultados mostraram que, meses depois, houve uma queda nas ausências por doença dessas pessoas. Os cientistas acreditam que mudar a água quente para a água fria acabou impulsionando o número de células do sistema imunológico.
Em um outro trabalho, pesquisadores da Universidade Virginia Commonwealth, nos Estados Unidos, pediram para voluntários que não tinham problemas de saúde mental para tomarem banho em água quente e depois reduzirem a temperatura para menos de 20 graus por dois a três minutos.
Após algumas semanas, os índices de humor dos participantes melhoraram. Os pesquisadores afirmam que isso poderia funcionar também para pessoas deprimidas. De acordo com o estudo, sabe-se que a exposição a condições de frio, como a água fria na pele, aumenta os níveis cerebrais de uma substância química que, quando está com os níveis baixos, acaba sendo associada à depressão.
Além disso, o alto nível de receptores frios na pele significa que uma explosão de água fria pode desencadear impulsos elétricos para o cérebro, o que pode ter um efeito antidepressivo. Porém, se água fria não é a sua, também é possível colher benefícios do banho quentinho.
Um estudo feito pela Universidade de Loughborough descobriu que pessoas que tomaram um banho de uma hora a uma temperatura de 40 graus queimaram cerca de 140 calorias. Isso é o equivalente a uma caminhada de meia hora. O processo também contribuiu para controlar os níveis de açúcar no sangue.
Os pesquisadores disseram que banhos quentes aumentam os níveis de proteínas que, por sua vez, ajudam a regular o açúcar no sangue. Eles dizem que o "aquecimento passivo" também é uma terapia potencial para distúrbios metabólicos, como a diabetes tipo 2.
Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/noticias/31154-temperatura-do-banho-pode-queimar-calorias-e-melhorar-a-imunidade acesso em 27/06/17 às 19:47h

Nenhum comentário:

Postar um comentário