segunda-feira, 26 de junho de 2017

Secreção nos seios pode ser normal se sair dos dois e não for espontânea

Dormir de sutiã ou de bruços, usar top na ginástica, sentir dor nos seios no período pré-menstrual ou ter secreção nos mamilos, sem estar grávida. Essas são dúvidas comuns de muitas mulheres, sejam as que têm mamas grandes ou pequenas.
Segundo o ginecologista José Bento e o mastologista Silvio Bromberg, é normal os seios ficarem mais doloridos antes da menstruação, pois há uma retenção de líquidos e uma mudança hormonal no corpo que deixa as células – inclusive as das glândulas mamárias – mais inchadas e sensíveis.
Há mulheres, porém, que sentem dores nos seios fora do ciclo menstrual. Esses casos  estão geralmente associados ao grande volume das mamas – as mais densas são mais sensíveis aos hormônios, porque têm mais glândulas do que tecido gorduroso.Cerca de 60% das mulheres têm dor nos seios, de acordo com os médicos. A maioria dos casos está ligada à fase do ciclo menstrual ou ao uso de hormônios, que provoca retenção de líquidos e, dependendo da sensibilidade à dor de cada pessoa, a mama dói mais ou menos. Esse inchaço aumenta o peso da mama e provoca uma reação inflamatória no tecido, causando dor.
Já as dores mamárias patológicas estão associadas a processos inflamatórios dos músculos, das articulações, má postura e compressão dos nervos da coluna. 
A dor mamária deve ser investigada, principalmente quando for de moderada a forte, constante, incomodar a mulher no dia a dia e piorar conforme a respiração ou movimentação dos braços. Essas situações muitas vezes devem ser tratadas.
Segundo os médicos, dormir de bruços não influencia no formato das mamas, mas só é bom passar a noite de sutiã (sem bojo) se a mulher se sentir bem assim. Além disso, é importante usar o sutiã mais confortável possível, adequado com o tamanho dos seios e do tronco.
Secreção dos mamilos
O mamilo é um órgão secretor, ou seja, a secreção mamária é natural e acontece com todas as mulheres sem que seja percebida. Os ductos secretam um líquido para retirar as células velhas. Funciona como uma espécie de “autolimpeza”.
Mas existem outras secreções. As preocupantes são aquelas incolores (água cristalina) ou com sangue. Elas saem geralmente de um único ducto de uma das mamas, e podem ser sinal de câncer. Se você tem dúvida sobre a cor do líquido, coloque um lenço branco no mamilo.
As secreções amarela, marrom e esverdeada não estão relacionadas com câncer. Isso ocorre quando o ducto mamário se alarga, ou seja, fica dilatado, o que faz com que o material secretado fique contido no interior. Quando o ducto está cheio, o líquido é extravasado pelo mamilo. Por isso, em muitas mulheres a secreção espontânea aparece de forma intermitente: o ducto fica cheio, o líquido sai pelo mamilo e para. Enche novamente, esvazia e cessa.
Uma consequência da dilatação do ducto é a inflamação do tecido. Isso porque, quando o ducto fica dilatado, o tecido ao redor se inflama e com o tempo enrijece, facilitando a permanência da dilatação, que se torna crônica.
O problema geralmente acontece em mulheres que já engravidaram ou amamentaram, porque nesse período os ductos se dilatam fisiologicamente, mas em conjunto com toda a mama. Em algumas mulheres, porém, isso pode ocorrer mesmo sem a pessoa amamentar, por características físicas da própria estrutura glandular das mamas.
A queixa que muitas mulheres fazem sobre mau cheiro dos seios está geralmente relacionada à falta de higiene. É comum em pacientes que têm os mamilos invertidos, ou seja, para dentro, que acumulam secreção. Durante o banho, a pessoa tem que colocar o bico para fora e lavar com água e sabão. É importante secar bem.
Segundo José Bento, a secreção leitosa também pode ser sinal de excesso de prolactina, hormônio secretado pela glândula hipófise (no cérebro), responsável  por produzir leite durante a amamentação. Quando a mulher não está grávida e apresenta secreção leitosa, é sinal de que está havendo uma alteração hormonal, que pode ser causada por medicamentos para enjoo, antidepressivos e ansiolíticos, ou quando há um tumor na hipófise, que geralmente é benigno.
O tratamento para quem tem excesso de prolactina causado por medicamentos ou por tumor é medicamentoso. São drogas que inibem a produção desse hormônio. Em casos raros, há necessidade de cirurgia para retirada do tumor. Segundo os médicos, a operação só é indicada quando a doença provoca outros problemas, como de visão. O tumor pode começar a pressionar o nervo óptico e deixar a vista embaçada, por exemplo.
A dica, para todos os casos, é procurar um mastologista para fazer o diagnóstico.
Pelos em volta dos mamilos
O crescimento dos pelos entre os seios pode ser um dos sinais de excesso de testosterona, hormônio masculino. Essa é uma queixa que nunca é isolada. Geralmente, vem acompanhada de aumento de pelos no rosto, dorso, abdômen, irregularidade menstrual e dificuldade para perder peso.
Em algumas mulheres, o excesso de pelos entre os seios é natural, de origem étnica. Mulheres árabes e as oriundas da Península Ibérica geralmente têm mais pelos.
Top de ginástica
É importante usar top para fazer ginástica ou algum tipo de sutiã que consiga manter uma boa sustentação na hora do exercício. A indicação vai depender do tamanho das mamas. Segundo o mastologista Sérgio Bromberg, quem tem seios pequenos pode usar um sutiã justo e com tecido mais resistente. Já quem tem mamas de tamanho médio ou grande precisa usar top, porque ele oferece maior sustentação e conforto durante a atividade física.
A colocação de dois tops é indicada dependendo do exercício, como aqueles que provocam algum tipo de impacto ou movimento das mamas, como a corrida. Para José Bento, quem tem mama pequena pode usar um top de alça mais fina. E quem tem o seio médio ou grande deve escolher um top com alças mais largas e modelo nadador.
Correr sem top pode causar dores nas mamas e na coluna, ressaltam os médicos. Correr sem sutiã também pode interferir nos ligamentos da mama e causar mais flacidez. Pode, ainda, provocar atrito nos mamilos e gerar escoriações e lesões no local.
Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/07/secrecao-dos-seios-pode-ser-normal-se-sair-dos-dois-e-nao-espontanea.html acesso em 26/06/17 às 12:00hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário