terça-feira, 27 de junho de 2017

Livro gratuito traz receitas saborosas para pacientes com câncer

Para muitos comer é uma verdadeira paixão. Os aromas, sabores, cores, texturas e infinitas possibilidades de combinar ingredientes torna o prato muito mais atraente. Às vezes a beleza da receita é tão apetitosa quanto a comida em si – o que nos faz até “comer com os olhos”.
Mas para pacientes que sofrem com o câncer esse prazer pode esmorecer com durante o tratamento, muita vezes agressivo e invasivo. Pensando nisso o nutricionista e coordenador do ambulatório do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, Vitor Modesto Rosa, e a chef Mariana Valentini, do restaurante Brodo Rosticceria, criaram receitas saudáveis e que funcionam como remédio natural contra alguns dos efeitos colaterais comuns da doença. Afinal, a gastronomia pode ser também um alimento da alma.
“A doença em si já tem fatores que alteram o metabolismo do paciente e impactam na alimentação, pois o tumor acaba gastando mais energia do corpo e reduzindo o apetite”, explica Vitor. E nessa perda o visual, além da alquimia dos ingredientes, acaba como um importante item para trazer de volta o prazer da comida. “A tentativa é de chamar atenção pelo visual do prato para ‘se comer com os olhos’, criando também um sabor mais acentuado que ajuda no estímulo”.
Tanto para quem está em tratamento ou para quem está se recuperando as receitas servem como uma forma de unir família e amigos. “As receitas não são só para os pacientes, mas também para a vida inteira. Isso é uma forma dele não se sentir excluído do seu ambiente familiar, de refeição e convívio”, afirma o nutricionista.
Em parceria com a editora Livre Conteúdo e a Eurofarma, a chef e o nutricionista elaboraram 22 receitas com indicações para cada sintoma, com modo de preparo e dicas. O E-book é gratuito e pode ser adquirido pelo site.
http://www.animandoapetite.com.br/
Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/gastronomia/livro-gratuito-traz-receitas-saborosas-para-pacientes-com-cancer/ acesso em 27/06/17 às 19:53h

Nenhum comentário:

Postar um comentário