quinta-feira, 29 de junho de 2017

Inscrições abertas para nova oferta do curso Atenção Integral à Saúde do Homem

Profissionais de saúde de nível superior, interessados em aprofundar os conhecimentos relacionados à saúde do homem, já podem se inscrever na nova oferta do curso Atenção Integral à Saúde do Homem.
A capacitação foi desenvolvida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - integrante da Rede UNA-SUS – em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da sua Coordenação Nacional de Saúde do Homem (CNSH/DAPES/SAS/MS), e tem como objetivo implementar e fortalecer a Política de Saúde do Homem, provendo aos profissionais de saúde o conhecimento necessário para reconhecer as especificidades desse tipo de assistência e, consequentemente, aproximar os homens dos serviços de saúde e suas respectivas ações de promoção e prevenção.
As inscrições podem ser realizadas até 31 de janeiro de 2018.
Os homens brasileiros vivem, em média, 7,4 anos a menos que as mulheres. Entre as causas de morte prematura estão a violência e acidentes de trânsito, além de doenças cardiovasculares e infartos. Essas últimas, juntamente com as estatísticas que mostram que o homem normalmente adentra o Sistema Único de Saúde pelos serviços de atenção especializada - média e alta complexidade, apontam uma necessidade de aumento na busca regular de medidas de prevenção primária.
Diante deste contexto, o Ministério da Saúde implementou, em 2009, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem com vistas à promoção de ações em saúde que contribuíssem para a compreensão da realidade singular masculina e propiciassem um melhor acolhimento no SUS, em especial no atendimento prestado pela Atenção Primária.
“O cuidado à saúde do homem deve ser tão importante quanto o que já é oferecido para saúde da mulher e da criança, por exemplo. Entendemos que com profissionais de saúde capacitados sobre a atenção à saúde do homem podemos reduzir a incidência de muitas doenças, complicações e internações, contribuindo para que estes tenham melhor qualidade de vida”, explica a enfermeira e conteudista do curso, Carolina Carvalho Bolsoni.
Para isso, os conteúdos do curso são trabalhados a partir da perspectiva relacional de gênero e representações sociais aliados às questões de morbimortalidade que mais acometem os homens na faixa etária de 20 a 59 anos. Questões psicossociais também são abordadas, de forma transversal nos módulos, conforme a peculiaridade de cada assunto tratado nos módulos.
Durante a formação são utilizados diversos recursos educacionais como e-books, vídeos, fórum de discussão e casos exitosos para facilitar o processo de aprendizagem. “É um curso muito bem estruturado, com leitura fluida e material interativo. Por meio dos fóruns, por exemplo, é possível compartilhar com os demais colegas como eles estão tratando das especificidades da saúde do homem e assim aprimorar sua assistência para esse público”, avalia.
Com carga horária de 120h, o curso é dividido em quatro módulos dos quais dois são obrigatórios (Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem e Acesso e Acolhimento na Atenção Integral à Saúde do Homem) e os outros dois ficam à critério do aluno, que poderá escolher entre os seguintes temas: Prevenção e Cuidados às Doenças Prevalentes em Homens; Morbimortalidade por Causas Externas na Saúde do Homem; Atenção à Saúde Mental do Homem; Saúde Sexual e Reprodutiva do Homem; Paternidade e Cuidado; Homens e Atenção à Saúde no Trabalho.
De acordo com Bolsoni, a reoferta do curso reflete a procura dos profissionais de saúde por mais conhecimento sobre esse tema. “E é exatamente isso o que queremos oferecer para eles, a possibilidade de acessarem tal conhecimento, inserindo-o em suas rotinas de trabalho. Além disso, a comodidade do curso à distância permite a esse profissional administrar o tempo de estudo da melhor forma, conforme sua agenda”, finaliza.
Para saber mais sobre esse e outros cursos da rede UNA-SUS, acesse o link www.unasus.gov.br/cursos.
Fonte: UNA-SUS in http://www.blog.saude.gov.br/index.php/entenda-o-sus/52716-inscricoes-abertas-para-nova-oferta-do-curso-atencao-integral-a-saude-do-homem acesso em 28/06/17 às 18:44hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário