segunda-feira, 26 de junho de 2017

Extra para web: imunoterapia é a nova frente contra o câncer

Eles vão fazer bodas de ouro. Um casamento longo e feliz que supera desafios até para a ciência.

"Nós vamos fazer 50 anos de casados. É uma vida né?”, diz a professora de música Maria da Graça Pereira, que acompanha o marido no tratamento que está vencendo o câncer.

O aposentado Devaldir Pereira, de 70 anos, tinha um tumor no rim direito. Retirou o rim, mas não adiantou. Até que descobriu o novo tratamento.

"Ele está muito bem. Talvez o ano que vem não já tenha que fazer esse tratamento”, afirma.

O tratamento que ele faz, desde setembro do ano passado, no Hospital da PUC, em Porto Alegre, é a imunoterapia.

"Imunoterapia é quando você recebe tratamento baseado no seu sistema imunológico”, explica a bióloga Cristina Bonorino, do Instituto de Pesquisas Biomédicas da PUC/RS.

Cristina pesquisa a imunoterapia há 15 anos: "O importante não é tratar tanto o tumor, mas sim reativar a sua resposta contra o tumor.”

Devaldir faz parte de uma pesquisa mundial com o novo tratamento. E a excelente notícia acaba de ser revelada:

"Ele teve uma redução do tamanho das lesões de aproximadamente 70%”, diz a  oncologista Ana Gelatti, do Centro de Pesquisa Clínica da PUC/RS.

Ainda é uma experiência e, infelizmente, os hospitais públicos brasileiros não oferecem este tratamento. Mas os pesquisadores têm esperança.

"O que a gente mais gostaria, o que a gente sonharia - não só como médico mas como paciente e como familiar - , é que a gente conseguisse em algum momento chegar à cura para todos os pacientes, mas isso não existe até hoje”, afirma a oncologista.

Contatos

Bióloga Cristina Bonorino, do Instituto de Pesquisas Biomédicas da PUC-RS
E-mail: cbonorino@pucrs.br

Centro de Pesquisa Clínica  do Hospital São Lucas - PUC-RS
Tel: (51) 3320- 3464. E-mail: cgpesquisas@pucrs.br

Fonte: G1 in http://www.oncoguia.org.br/conteudo/extra-para-web-imunoterapia-e-a-nova-frente-contra-o-cancer/10899/7/ acesso em 26/06/17 às 11:53h

Nenhum comentário:

Postar um comentário