terça-feira, 27 de junho de 2017

UNA-SUS/UFC abre matrículas para curso Atenção à Saúde da Pessoa Idosa

A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) lança nessa terça-feira, o curso online Atenção à Saúde da Pessoa Idosa. A capacitação é voltada para médicos e visa fornecer conhecimentos necessários para sua atuação profissional na abordagem integral do paciente idoso, no contexto da Atenção Básica.
As matrículas podem ser realizadas até o dia 30 de novembro de 2017, por meio do preenchimento do formulário de inscrição, nesse link. Após a inscrição, o curso já pode ser iniciado. O curso é oferecido pelo Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará (NUTEDS/UFC), integrante da Rede UNA-SUS.

Os conteúdos abordam curso deve abordar sete temáticas diferentes: promoção da saúde no envelhecimento; prevenção no envelhecimento; nutrição, perda de peso involuntária; avaliação da estabilidade postural e prevenção de quedas; avaliação global; agravos na saúde e linhas de cuidado ao idoso. Além disso, outras questões clínicas são tratadas especificamente, como as disfunções cognitivas, depressão, desequilíbrio e vertigem, doença de parkinson, polifarmácia, violência e maus tratos e cuidados paliativos, doenças que constituem as chamadas “síndromes geriátricas”.
De acordo com o conteudista do curso, Francisco Oliveira, é abordada a importância do suporte e capacitação familiar, principal amparo ao idoso e capaz de atuar na promoção, prevenção e manutenção da capacidade funcional do idoso, destacando-se a necessidade de interação entre o profissional de saúde e o cuidador.
“Além de identificar os principais agravos à saúde, o curso busca desenvolver as habilidades e competências necessárias para que se possa atuar na comunidade idosa de forma a promover o envelhecimento ativo, de modo integrado e participativo na manutenção da capacidade funcional do idoso, para possibilitar sua autonomia e independência física e mental”, afirma Oliveira.
São 60h de carga horária com direito à certificação. Para conseguir o certificado, o cursista deve realizar a avaliação final e obter aproveitamento de pelo menos 70%.
Para saber mais sobre outros cursos do Sistema UNA-SUS, acesse:http://www.unasus.gov.br/
Fonte: SE/UNA-SUS com informações do NUTEDS 
http://www.blog.saude.gov.br/index.php/cursos-e-eventos/52709-una-sus-ufc-abre-matriculas-para-curso-atencao-a-saude-da-pessoa-idosa acesso em 27/06/17 às 19:17hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário